Enquanto o primeiro supercarro elétrico da McLaren não é lançado, a marca britânica aposta em um novo… patinete elétrico. Trata-se do Lavoie Series 1, um e-scooter desenvolvido por uma de suas subdivisões.
Aos que conhecem a McLaren apenas pelos supercarros e pela Fórmula 1, o anúncio de um patinete elétrico pode soar inusitado. A Lavoie pertence à McLaren Applied, que é a subdivisão de tecnologia da marca. Além do patinete elétrico, a empresa também desenvolve antenas 5G, dispositivos de inteligência conectada e até medicamentos e vacinas.
O Lavoie Series 1 foi desenhado pelo famoso designer automotivo Ian Callum, responsável pelo visual de carros lendários como Jaguar F-Type e Ford Escort Cosworth.
Neste ponto, o e-scooter da McLaren já se diferencia dos demais. Patinetes elétricos são comuns nas concessionárias de carros na Europa e nos Estados Unidos, mas as fabricantes costumam licenciar produtos de outras marcas
Este é o caso da Jeep, que lançou um patinete elétrico aventureiro há alguns meses. Apesar de levar o logotipo da fabricante americana, o e-scooter foi desenvolvido por outra marca. No caso da McLaren, os patinetes são desenvolvidos por ela mesma.
Callum desenhou o Lavoie Series 1 pensando na praticidade. O e-scooter é dobrável e pode ser transportado e guardado em um escritório sem grandes esforços.
Duas versões foram anunciadas. O Series 1 de entrada tem bateria de 468 Wh, velocidade máxima de 40 km/h e autonomia para rodar 40 km (a uma velocidade média de 19 km/h). A versão Series 1 MAX tem bateria de 702 Wh e os mesmos 40 km/h de velocidade máxima, mas pode rodar até 61 km.
Em tomadas residenciais, o e-scooter precisa de três horas para recarregar de 0 a 100%. O Lavoie ainda oferece três modos de condução: econômico, conforto e esportivo – e segundo a marca, a autonomia pode mudar de acordo com o tamanho do piloto.
O Lavoie Series 1 parte de US$ 2 mil na versão de entrada (R$ 9,7 mil na conversão) e pode chegar a US$ 2,2 mil (R$ 10,7 mil). As primeiras 469 unidades serão numeradas.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Fonte: direitonews