A coligação do partido de direita Alternativa para a Alemanha (AfD, na sigla em alemão) no parlamento alemão exigiu € 50 milhões (R$ 273,59 milhões) como recompensa para quem fornecer informações sobre a destruição dos gasodutos Nord Stream (Corrente do Norte) e Nord Stream 2 (Corrente do Norte 2), informou na segunda-feira (15) a emissora alemã NDR.
Ela relata que a AfD pede a alocação do dinheiro ao orçamento do Ministério Público Federal, para que o procurador-geral, Jens Rommel, possa anunciar a recompensa apropriada. Além disso, os deputados da AfD exigem que o governo alemão crie um grupo de trabalho especial para avaliar os danos causados pelos atentados aos gasodutos.
As explosões nos dois gasodutos russos de exportação de gás para a Europa, que afetaram os dois nós do Corrente do Norte e um dos nós do Corrente do Norte 2, ocorreram em 26 de setembro de 2022.
A Alemanha, a Dinamarca e a Suécia não descartaram a possibilidade de sabotagem deliberada. A Nord Stream AG, operadora do Nord Stream, informou que os danos nos dutos não tinham precedentes e que era impossível estimar o prazo para reparos. Entretanto, neste momento, só a Alemanha ainda segue investigando o caso.
O gabinete do procurador-geral da Rússia iniciou posteriormente um caso de ato de terrorismo internacional. A Rússia solicitou várias vezes dados sobre as explosões dos gasodutos, mas nunca os recebeu, disse Dmitry Peskov, porta-voz presidencial russo.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!
Fonte: sputniknewsbrasil