O Projeto Vida Nova encerrou suas atividades em 2024 com solenidade de entrega de Moção de Aplausos na Câmara de Vereadores a representantes de instituições que contribuíram efetivamente para o sucesso do projeto de ressocialização de reeducandos em 2024. Servidores da Prefeitura de Diamantino, parceira do Vida Nova, receberam a Moção de Aplausos, iniciativa do vereador Edimilson Freitas Almeida.
Trata-se de um projeto criado pelo Governo do Estado com o objetivo de oferecer uma nova oportunidade de socialização para a população prisional, através da prestação de serviços remunerados ao município.
O Projeto Vida Nova oferece a oportunidade de trabalho a reeducandos que estão cumprindo pena em regime fechado ou semiaberto, permitindo que os reeducandos trabalhem tanto dentro quanto fora do Sistema Prisional.
A parceria com a Prefeitura de Diamantino teve início com 12 reeducandos desenvolvendo atividades que incluem mutirões de limpeza contra a dengue, pintura de postes e revitalização de praças, construção e reforma de prédios públicos, arborização da cidade e plantação de árvores, pintura de meio-o em Deciolândia, confecção de grades para as celas da delegacia civil, decoração natalina em Diamantino e Rolândia, revitalização do Bosque Encantado e do prédio do aeroporto e limpeza geral das ruas da cidade.
Homenageados.
Representando a Prefeitura de Diamantino, receberam a Moção de Aplausos Ivanilda Martins de Almeida Lécio, chefe de Gabinete, e André Luiz de Macedo da Secretaria Municipal de Obras. Confira a lista completa:
Age Martins Nunes Torrá: Representante do presídio Walmor Lima Teixeira.
Ivanilda Martins de Almeida Lécio: Responsável pela intermediação para contratação de mão-de-obra remunerada dos educandos, Chefe de Gabinete da Prefeitura de Diamantino.
André Luiz de Macedo: Acompanhamento dos educandos, representante da Secretaria Municipal de Obras
Manuel João de Oliveira: Transporte e alimentação.
Valdeci Souza Sissi: Coordenação dos mutirões de limpeza e vigilância sanitária.
Arnildo Fruo da Silva Júnior, M Wagner, Eleone Ribeiro Dias, Igor Raimundo de Siqueira, Moisés Gomes da Silva, Rafael da Silva Santos e Ronald Aguiar Nascimento: reeducandos beneficiados pelo projeto.
Fonte: diamantino.mt.gov.br