Papel diplomático: Rio de Janeiro será sede da Cúpula do BRICS em 2025 (VÍDEO)


A confirmação ocorreu após uma reunião entre o prefeito Eduardo Paes, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e representantes do governo federal, realizada neste sábado (15), no Palácio da Cidade, em Botafogo.
Neste ano, o Brasil assumiu a presidência rotativa do BRICS, um grupo de cooperação internacional formado por países em desenvolvimento, que atualmente inclui o Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Egito, Etiópia, Emirados Árabes Unidos, Indonésia e Irã.
A prefeitura destaca que a escolha do Rio de Janeiro como sede da cúpula reforça o papel da cidade como um centro estratégico para eventos internacionais. Durante o evento, estarão presentes chefes de Estado, ministros, representantes de governos locais e membros da sociedade civil dos países-membros do BRICS. Este evento ocorrerá apenas um ano após a cidade ter sediado a Cúpula do G20, solidificando ainda mais o Rio como um polo de diplomacia internacional.
De acordo com a Prefeitura, a Cúpula dos Líderes do BRICS será uma oportunidade para fortalecer as relações internacionais, promovendo intercâmbios culturais, comerciais e turísticos entre o Brasil, os países do BRICS e o restante do mundo.
Em suas redes sociais, o prefeito Eduardo Paes compartilhou um vídeo com o chanceler Mauro Vieira, celebrando a escolha.

“A gente se sente muito orgulhosa de representar todos os brasileiros com as belezas da nossa cidade, com seus desafios, ninguém é ingênuo, inocente aqui. Mas é uma cidade muito especial, que a gente tem muito orgulho. Rio mais uma vez capital do mundo“, afirmou.

“Receberemos os chefes de Estado dos 20 países que integram o BRICS nas categorias de membros plenos e parceiros em que vamos tomar decisões importantes para o desenvolvimento desses países, para a cooperação e para a melhoria das condições de vida dos habitantes desses países. Mais uma vez o Rio de Janeiro será palco de uma importantíssima reunião internacional”, acrescentou o chanceler Mauro Vieira.
A Prefeitura do Rio criou o Comitê Rio BRICS, que ficará encarregado de elaborar o “Calendário BRICS Rio”, que reunirá as iniciativas e atividades previstas até o final de 2025. O comitê também participará de fóruns e comissões organizados por diferentes esferas do governo e da sociedade civil, tanto nacionais quanto internacionais, para discutir questões pertinentes ao grupo.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Fórmula 1: “Não precisa ser especial para vencer Verstappen”, afirmou Norris
Próxima Polícia Civil prende em Araputanga autor de homicídio ocorrido há quatro anos em Juína