O papa Leão XIV terá à disposição um papamóvel novinho. E elétrico. Isso porque, no final do ano passado, o Vaticano encomendou um Mercedes-Benz Classe G elétrico para o então papa Francisco se locomover. A entrega aconteceu em dezembro. Ou seja, além de poucos meses de uso, o veículo certamente também tem quilometragem baixa.
O novo papamóvel tem como base o Mercedes-Benz G 580 with EQ Technology. Traduzindo, um Classe G elétrico. O veículo, que na Alemanha parte de 142 mil euros (R$ 896 mil, na conversão do dia, foi personalizado à mão por equipes da Mercedes-Benz na Alemanha e na Itália.
O jipe recebeu diversos acessórios, como assento central com ajuste de altura, cobertura para dias de chuva e até uma porta traseira customizada para facilitar o acesso de Sua Santidade. Na ocasião da entrega, o papa Francisco utilizava cadeira de rodas.
De acordo com a Mercedes, o maior desafio foi desenvolver um veículo tecnológico que permanecesse fiel à tradição do papamóvel. A pintura, por exemplo, recebeu um acabamento perolizado para adicionar tons de elegância sem que o design ficasse extravagante. Como não poderia faltar, a clássica placa SCV 1 (“Stato della Città del Vaticano“) volta a aparecer.
Numa época em que mundo fala sobre os perigos das mudanças climáticas, o Classe G elétrico do Vaticano pode rodar 473 km sem emitir poluentes. Seu conjunto de motores elétricos desenvolve 587 cv de potência e 118 kgfm de torque. Pisando fundo (algo que o motorista do papa dificilmente fará), chega a 100 km/h em 4,8 segundos.
Os números de potência e torque são entregues a partir de uma combinação inusitada de um motor para cada roda. Ou seja, dois no eixo dianteiro e outros dois traseiros. O gerenciamento é feito por uma central, que decide quanto vai extrair de cada um. Em terrenos off-road, há ainda um “truque” para criar uma espécie de marcha reduzida.
A frota do Vaticano ainda não é totalmente elétrica, mas a transição já começou e deve ser completada em 2030. Além do novo Mercedes-Benz Classe G, a cidade-estado recebeu unidades do Volkswagen ID.3 para atividades oficiais. Carros operacionais mais antigos com motores a combustão ainda são usados no dia a dia.
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Fonte: direitonews