Em seus 12 anos como pontífice, Papa Francisco, falecido nesta segunda-feira (21), fez apenas uma visita ao Brasil. Foi em julho daquele mesmo ano, para a Jornada Mundial da Juventude. Na ocasião, Jorge Mario Bergoglio, seu nome de batismo, usou os ensinamentos da Companhia de Jesus — Francisco foi o primeiro papa jesuíta da história — para adotar uma postura de simplicidade.
E isso se refletiu no carro usado para seus deslocamentos no país. Em vez de usar um veículo de luxo blindado, conforme sugerido originalmente, Francisco preferiu ser transportado em um modesto Fiat Idea 1.6 Essence 2012, de propriedade da própria FCA (como se chamava a Stellantis na época) e sem nenhuma preparação especial.
Foi o que contamos na seção Que Fim Levou de março de 2020. De acordo com a Fiat, o Idea foi oferecido após uma análise do perfil da autoridade religiosa. “O papa queria ver e ser visto pelos fiéis”, informou a fabricante, que escolheu o monovolume por conta das janelas amplas e do bom espaço traseiro.
O desejo de Francisco foi mais do que atendido: o motorista do carro oficial que levava o papa para a Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro errou o caminho e foi parar em um trecho lotado de fiéis na Avenida Presidente Vargas. Isso permitiu que centenas de pessoas pudessem se aproximar do Idea, para desespero dos seguranças e policiais ao redor.
“Por causa disso, o carro sofreu pequenas avarias na lataria, que estão até hoje no veículo”, afirmou a assessoria da Stellantis na época. O fato de o papa circular no meio do povo com um veículo popular teve repercussão mundial. E, logo após sua visita ao Brasil, a empresa anunciou que iria preservar o Idea em seu acervo histórico em Betim (MG), local onde se encontra até os dias atuais.
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De acordo com a montadora, o veículo está armazenado em condições de rodagem — e com alguns amassados — na fábrica de Betim (MG), junto com outras pérolas do grupo no Brasil, como o primeiro 147 a álcool e um raríssimo Oggi CSS, versão esportiva do sedã.
Atualmente, um Fiat Idea Essence 1.6 2012 tem valor de R$ 28.894 na Tabela Fipe. O monovolume vinha equipado com motor 1.6 E.torQ aspirado flex, de quatro cilindros e 16 válvulas, capaz de render até 117 cv de potência e 16,8 kgfm de torque. O câmbio era o conhecido manual de cinco marchas da Fiat.
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Fonte: direitonews