Papa Francisco morre aos 88 anos após AVC e colapso cardíaco


Da Redação

A Bronca Popular

O Vaticano confirmou, na manhã desta segunda-feira (21), que o papa Francisco faleceu às 7h35 (horário de Roma), aos 88 anos, em sua residência na Casa Santa Marta.Segundo o comunicado oficial, o pontífice sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) fulminante, que levou a um coma e a um colapso cardiocirculatório irreversível.

O boletim médico, assinado pelo diretor do Departamento de Saúde e Higiene do Vaticano, professor Andrea Arcangeli, destacou que o quadro foi agravado por uma pneumonia multimicrobiana bilateral, bronquiectasias múltiplas, hipertensão arterial e diabetes tipo II.

Francisco havia sido internado recentemente por 38 dias devido a uma grave infecção respiratória, incluindo episódios de insuficiência respiratória aguda.Apesar da alta hospitalar, seu estado de saúde permaneceu frágil.

O falecimento foi anunciado pelo cardeal Kevin Farrell, camerlengo da Santa Igreja Romana, por meio de uma transmissão da Vatican Media.O corpo do papa será velado em sua capela privada antes de ser transferido para a Basílica de São Pedro, onde ocorrerá o funeral entre sexta-feira e domingo.

Em vida, Francisco expressou o desejo de um funeral simples. Ele será sepultado na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, em um caixão de madeira, sem os tradicionais três caixões utilizados em sepultamentos papais. ​

O papa Francisco, nascido Jorge Mario Bergoglio, foi o primeiro pontífice latino-americano e jesuíta da história. Seu papado foi marcado por reformas na Igreja, defesa dos marginalizados e abertura ao diálogo com diferentes grupos sociais.

Fonte: abroncapopular

Anteriores Justiça mantém preso homem que matou ex-mulher com 10 facadas na frente dos filhos
Próxima Veja como vai funcionar o ‘RG animal’, lançado por Lula nesta quinta-feira