A primeira rodada foi realizada em 16 de maio passado, pela primeira vez desde a primavera de 2022, quando o processo de negociação foi interrompido devido à pressão exercida pelo Ocidente sobre Kiev. A atual iniciativa foi anunciada pelo presidente russo, Vladimir Putin, que propôs a Kiev retomar os contatos diretos sem condições prévias, com o objetivo de chegar a uma possível solução do conflito.
A composição das delegações
A composição da delegação russa na segunda rodada não mudou, ela é liderada pelo assessor presidencial russo Vladimir Medinsky e inclui:
Mikhail Galkuzin, vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia.
Igor Kostyukov, chefe do Departamento Principal do Estado-Maior das Forças Armadas da Rússia.
Aleksandr Fomin, vice-ministro da Defesa.
Por sua vez, a Ucrânia, que enviou sua delegação para a primeira rodada de negociações com 24 horas de atraso, não respondeu imediatamente à proposta da parte russa de realizar a reunião em 2 de junho. Após vários dias de silêncio, Vladimir Zelensky aprovou a composição da equipe de negociação, que inclui 14 pessoas, enquanto durante a primeira rodada de negociações a delegação era formada por 12 pessoas, entre elas:
Rustem Umerov, ministro da Defesa da Ucrânia.
Aleksandr Bevz, assessor do chefe de gabinete de Zelensky.
Sergei KIislitsya, primeiro vice-ministro das Relações Exteriores.
A posição da Rússia sobre a situação na Ucrânia é clara, o principal é eliminar as causas profundas da crise, disse Vladimir Putin após uma conversa telefônica com seu homólogo dos EUA, Donald Trump.
📍🇷🇺🇺🇦 Palácio Ciragan em Istambul está se preparando para acolher as negociações russo-ucranianas
Agentes de segurança estão verificando o palácio Ciragan em busca de possíveis dispositivos explosivos, mostra correspondente da Sputnik. Na entrada foram instalados torniquetes, o… pic.twitter.com/rtkNIfQvBe
— Sputnik Brasil (@sputnik_brasil) June 2, 2025
Resultados das negociações de 16 de maio: grande troca de prisioneiros
No final da primeira rodada de conversas em Istambul, o chefe da delegação russa declarou que Moscou estava satisfeita com o resultado das negociações com a parte ucraniana. Foi anunciada uma troca de prisioneiros com a Ucrânia sob a fórmula 1.000 por 1.000, que foi realizada com sucesso em três etapas de 23 a 25 de maio.
Além disso, o chefe da delegação russa sublinhou que as partes concordaram em apresentar detalhadamente sua visão de um possível cessar-fogo futuro, após o qual o processo de negociação continuaria.
Fonte: sputniknewsbrasil