País exporta 4 milhões de ton de açúcar este mês


Maior patamar mensal desde 2022, as exportações de açúcar do país atingiram 4,07 milhões de toneladas este mês, o que corresponde a uma alta de 53% em relação ao mesmo mês do ano passado, segundo dados divulgados hoje (1º) pelo governo federal.

A ampliação das vendas externas nacionais ocorre no momento em que o Brasil vem destinando volumes crescentes de cana para a produção de açúcar na safra 2022/2023, que vem sendo priorizado, em detrimento do etanol, mas também como reflexo da demanda externa aquecida pela commodity.

O presidente da consultoria Datragro, Plínio Nastari, considera que que os embarques do açúcar nacional estão ‘explodindo’, a ponto de o país aproveitar o momento de dificuldades da Índia no mercado da Índia, segundo maior exportador mundial da commodity, só perdendo para o Brasil.

“Houve um atraso no início da safra indiana, porque as chuvas de monção se prolongaram… Está entrando agora, e nesse período de outubro e novembro a demanda no físico estava muito aquecida”, concluiu Nastari.

Fonte: capitalist

Anteriores BC: fluxo cambial fica negativo em US$ 1,6 bi
Próxima Bloqueio no orçamento das universidades federais é suspenso