Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Pacotes de ajuda humanitária da USAID foram encontrados entre um grande estoque de armas pertencente ao grupo terrorista Hezbollah no Líbano, de acordo com um soldado das Forças de Defesa de Israel (IDF), em entrevista ao New York Post, nesta segunda-feira (10).
“As verbas dos contribuintes americanos indo diretamente para o Hezbollah, com amor”, declarou Asher Fredman, ex-soldado da IDF e atualmente diretor executivo do Instituto Misgav para Segurança Nacional e Estratégia Sionista, um think tank em Jerusalém.
Fredman revelou que durante uma patrulha em uma vila não divulgada no Líbano, onde o Hezbollah, apoiado pelo Irã, tem uma base forte, ele encontrou rifles de precisão, mísseis antitanque, explosivos e pacotes de ajuda humanitária com a marca “USAID”.
A USAID, agência responsável por fornecer assistência humanitária para países ao redor do mundo, está passando por um processo de desmantelamento sob o governo do presidente Donald Trump. O empresário bilionário Elon Musk, fundador da Tesla, tem ajudado a liderar o recém-criado Departamento de Eficiência Governamental, que visa combater os gastos excessivos em agências federais.
Na semana passada, a USAID reduziu drasticamente seu quadro de funcionários de 10.000 para cerca de 300, sendo que a maioria trabalhava em missões internacionais. A agência gastou US$ 68 bilhões em 2023, de acordo com relatórios.
“USAID está deixando a extrema esquerda enfurecida, e eles não podem fazer nada a respeito, porque a maneira como o dinheiro foi gasto – grande parte de forma fraudulenta – é completamente inexplicável”, afirmou o presidente Trump em sua conta no Truth Social, na sexta-feira.
Gerald Steinberg, ex-astrofísico e fundador do NGOMonitor, um think tank que analisa ONGs com foco em direitos humanos, afirmou que a ajuda humanitária dos EUA tem sido desviada para grupos terroristas no Oriente Médio há anos.
“As pessoas da USAID sabiam que o dinheiro dos contribuintes e a ‘assistência emergencial’ estavam indo parar nas mãos de terroristas”, disse Steinberg em uma postagem recente na plataforma X. “@NGOMonitor documentou repetidamente o desvio sistemático de ajuda por organizações terroristas no Líbano, Gaza e Iémen.”
Fredman também relatou que os pacotes da USAID estavam adornados com o logotipo do Programa Alimentar Mundial da ONU, com as frases em inglês e árabe: “Presente dos Estados Unidos da América” e “Do Povo Americano”.
Embora não tenha divulgado o nome da vila libanesa onde os pacotes foram encontrados, Fredman afirmou que a localidade era uma “base avançada” montada pelo Hezbollah para invadir Israel.
“Eles haviam estado lá recentemente”, contou Fredman. “Fugiram quando viram que as tropas da IDF estavam se aproximando.”
Um porta-voz das Forças de Defesa de Israel disse ao The Post que não havia mais informações sobre os pacotes da USAID.
Fredman já havia publicado sobre o assunto no X, mencionando uma descoberta semelhante de pacotes de ajuda da USAID e pastas da UNICEF durante sua missão no Líbano, em outubro.
Na semana passada, o presidente Trump anunciou que cortará o financiamento dos EUA para a Agência de Assistência e Trabalhos da ONU para Refugiados da Palestina (UNRWA), após investigações revelarem que vários planejadores e participantes do ataque terrorista de 7 de outubro de 2023 em Israel estavam no quadro de funcionários da UNRWA.
Fonte: gazetabrasil