A Ouvidoria-Geral da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) desenvolve o atendimento a comunidade através de um “balcão virtual”, uma forma de atendimento digital que permite aos usuários fazerem contato e apresentarem suas demandas, sugestões, reclamações, solicitações de providências ou denúncias de forma online.
De acordo com o ouvidor da UFMT, professor Paulo Sérgio, o objetivo da ferramenta é facilitar a comunicação e o registro preliminar das manifestações dos usuários. “O balcão virtual pode agilizar o atendimento preliminar, encaminhando as demandas para as áreas responsáveis e acompanhando o processo de solução dos problemas relatados pelos usuários. Ele é uma forma de promover a transparência, a participação cidadã e a melhoria dos serviços prestados, oferecendo uma alternativa mais rápida e acessível para interação entre a ouvidoria e os cidadãos”, afirmou.
O Balcão Virtual atende de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, através do WhatsApp (65)3313-7210 ou pelo Google Meet (https://url.gratis/kxwDNd) . Os aplicativos são ferramentas à disposição dos usuários que fazem parte do atendimento através do balcão virtual da ouvidoria/UFMT. Eles são uma forma de promover a transparência, a participação cidadã e a melhoria dos serviços prestados, oferecendo uma alternativa mais rápida e acessível para interação entre a ouvidoria e os cidadãos”, completou.
O Ouvidor alerta, entretanto, que o balcão virtual é destinado exclusivamente ao atendimento preliminar da ouvidoria. Para que haja registro formal das manifestações, o canal oficial é a plataforma Fala.BR. “A plataforma é totalmente segura, atendendo todos os requisitos da legislação sobre as salvaguardas de proteção à identidade dos denunciantes de ilícitos e de irregularidades praticadas contra a administração pública”, concluiu.
A implementação do balcão virtual representa um importante avanço na comunicação entre a instituição e a comunidade. Com ele, a Ouvidoria da UFMT reafirma seu compromisso em fortalecer a interação entre a instituição e os cidadãos, garantindo uma comunicação eficiente e confiável.
Fonte: ufmt