Outubro Rosa, mês de conscientização e prevenção ao câncer de mama


Outubro chegou e com ele um tema importante de ser debatido, a prevenção do câncer de mama. A campanha, que também é internacional, tem como objetivo promover a conscientização sobre a doença. De acordo com Ministério da Saúde, o câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres no Brasil.

Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células anormais da mama, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos. O sintoma mais fácil de ser percebido pela mulher é um caroço no seio, acompanhado ou não de dor. A pela da mama pode ficar parecida com uma casca de laranja; também podem aparecer pequenos caroços embaixo do braço. 

O Instituto Nacional de Câncer destaca que mulheres com mais de 40 anos devem realizar o exame clínico anualmente e para mulheres entre 50 a 69 anos é indicado a realização da mamografia a cada dois anos. 

O exame das mamas pode e deve ser realizado pela própria mulher, apalpando os seios, ajuda no conhecimento do próprio corpo, entretanto, esse exame não substitui o exame clínico das mamas realizado por um profissional de saúde treinado. 

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Diamantino, é importante que a mulher procure a Estratégia de Saúde da Família (ESF) mais próxima de sua residência e realize o acompanhamento e monitoramento da saúde.
 

Fonte: diamantino.mt.gov.br

Anteriores Petrobras confirma que guerra no Oriente Médio pode aumentar preço do diesel
Próxima MT começa a receber seleção brasileira de futebol para partida na Arena Pantanal