O programa habitacional do governo federal Minha Casa, Minha Vida, que foi retomado por Lula, trouxe uma novidade excelente para as mulheres que pretendem participar do programa. Isso porque agora terão prioridade os contratos assinados por mulheres.
O programa, após ter sido retomado, passou por várias reformulações e novidades, sendo que, dentre elas, está a necessidade de assinatura do documento da moradia pelas mulheres, que agora terão a garantia de moradia em seu nome.
No entanto, essa não foi a única mudança no programa do governo federal. Abaixo, conheça e entenda melhor algumas dessas mudanças.
Mudanças no Minha Casa, Minha Vida
Após ter sido retomado, agora o programa habitacional dará prioridade aos títulos das casas em nome das mulheres, de modo que seja garantida maior segurança.
Não só isso, mas também terão prioridade as famílias que possuem em sua composição pessoas com deficiência, idosos, crianças e adolescentes.
A expectativa do principal programa habitacional do Brasil é de sejam feitas mais de 2 milhões de casas até o fim do mandato de Lula, em 2026. Essa expectativa se justifica principalmente pelo retorno da Faixa 1, voltada para o financiamento de moradia para as famílias em situação de vulnerabilidade social.
Então, o foco do programa são essas famílias, com renda mensal bruta de R$ 2.640 em áreas urbanas, enquanto que, nas áreas rurais, esse valor é de R$ 31.680 ao ano.
O Minha Casa, Minha Vida foi criado no segundo mandato de Lula, em 2009, utilizando financiamentos feitos através da Caixa Econômica Federal, que proporcionam juros menores e melhores condições de compra.
Além disso, o programa também traz incentivos para a construção de condomínios habitacionais, buscando oferecer imóveis por valores menores mas que ainda possuam segurança.
Para participar do programa, é preciso se adequar aos novos critérios de elegibilidade para ser possível o financiamento e a conquista do sonho da casa própria. Para realizar uma simulação, basta acessar o site da Caixa Econômica Federal.
Fonte: capitalist