OTAN ainda está muito atrás da Rússia em capacidades militares no Ártico, revela agência


Moscou opera a maior frota de quebra-gelo do mundo, possui submarinos nucleares avançados e brigadas treinadas para atuar com temperaturas de frio extremo. A Rússia também modernizou dezenas de bases no Norte, com pistas, radares e sistemas de defesa aérea, detalha o artigo.

De acordo com a agência, a Dinamarca enfrentou críticas por causa de radares desatualizados e navios de patrulha. Neste verão europeu, a fragata Niels Juel fez uma viagem ao sul da Groenlândia, mas ela não está adaptada para navegar no gelo no inverno.

Ao mesmo tempo, é especificado que levará anos para projetar e construir novos navios capazes de operar no Ártico.
A base militar Trifólio Ártico foi construída nas ilhas Alexandre (um conjunto de pequenas ilhas desabitadas da Terra de Francisco José, no Ártico russo) - Sputnik Brasil, 1920, 17.10.2025

A frota de quebra-gelos russos com capacidade para missões no Ártico é a maior do mundo e atualmente inclui 42 veículos, entre eles oito nucleares e 34 diesel-elétricos.
Também capazes de operar no Ártico estão os submarinos nucleares russos da classe Borei, cada um capaz de transportar 16 mísseis balísticos Bulava, e os submarinos nucleares da classe Yasen com mísseis Onyx, Kalibr e Zircon.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Ace Frehley, o “Spaceman” do KISS, Morre Aos 74 Anos
Próxima Haddad anuncia que cortes da MP do IOF serão incorporados a projeto de lei na Câmara