O 1º trimestre de 2024 chegou ao fim. E, como sempre, há uma montanha-russa nas vendas de carros novos no Brasil: enquanto alguns disparam, outros caem. E Autoesporte fez uma lista com o pódio de quem subiu e quem desceu nos emplacamentos nestes três primeiros meses do ano — e com algumas surpresas. A comparação é com o último trimestre do ano passado: acumulado de outubro, novembro e dezembro. Todos os números são Fenabrave, associação que representa as concessionárias.
Em setembro do ano passado, o Peugeot 208 passou a oferecer o motor 1.0 turbo de 130 cv na sua gama, tornando-se o hatch de entrada mais potente do Brasil. Porém, o ano não começou bem para o modelo. Nos três primeiros meses foram apenas 4.502 vendas, praticamente metade dos 8.377 emplacamentos no último trimestre de 2023: uma queda de quase 50%.
Preços
A nova geração do Citroën C3 foi lançada em agosto de 2022 e, mesmo sendo um dos carros mais baratos do Brasil, nunca chegou perto de ser o mais vendido. Do final de 2023 para o início deste ano, o hatch regrediu perto de 40% nas vendas.
O C3 é comercializado com duas motorizações: as versões mais baratas trazem o 1.0 Firefly de três cilindros com 75 cv e 10,7 kgfm, sempre câmbio manual de cinco marchas, já as mais caras são com motor 1.6 de quatro cilindros de 120 cv e 15,7 kgfm, com câmbio automático de seis marchas.
Preços
SUV mais vendido do Brasil em 2023, com 72.440 emplacamentos, o último trimestre do ano foi justamente onde o Volkswagen T-Cross se distanciou dos rivais: 21.030 licenciamentos entre outubro e dezembro. Já no início deste ano, os três primeiros meses nada se comparam com o final de 2023: foram 12.858 vendas. Vale lembrar que o modelo está perto de ser reestilizado.
Preços
Maior surpresa dessa lista, o Argo foi lançado em maio de 2017 e é praticamente o mesmo desde então. Mesmo assim, o hatch consegue manter um bom volume de vendas no decorrer desses quase sete anos no mercado: foram 18.053 carros emplacados somente neste 1º trimestre. Nos últimos três meses do ano passado, foram 15.809.
Preços
Precisamos falar sobre o BYD Seal. O sedã elétrico foi lançado por R$ 296 mil em agosto do ano passado e mantém o mesmo preço desde então (mesmo com a volta do imposto federal sobre este tipo de veículo). Inclusive, está vendendo muito: são quase 1.500 emplacamentos no 1º trimestre de 2024. No últimos três meses do ano passado, o modelo de 531 cv licenciou 949 unidades, o que já era um número surpreendente.
Preço
A nova geração do consagrado Honda Civic estreou em janeiro do ano passado ao Brasil em versão única e híbrida. Porém, 2023 não foi dos melhores: o sedã chegou a vender apenas 16 carros entre três meses (maio, junho e julho). Lembrando que agora o modelo é não é mais produzido no Brasil, mas sim importado da Tailândia e custa mais de R$ 265 mil. O último trimestre do ano passado foi marcado por uma retomada nas vendas e, mesmo com um volume muito abaixo do que já foi um dia, o Civic já emplacou 333 carros em 2024, número suficiente para ter um crescimento bem expressivo.
Preço
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Fonte: direitonews