Os carros novos que dispararam e despencaram nas vendas em 2023


A venda de carros novos no Brasil é uma eterna gangorra. De um ano para o outro, um modelo pode despencar ou disparar no ranking dos mais vendidos. E Autoesporte fez um pódio de emplacamentos com alguns exemplos na comparação entre 2022 e 2023, considerando o período de janeiro a novembro dos respectivos anos. O números são da Fenabrave, associação que representa as concessionárias.

Vamos começar pelo trio que despencou nas vendas em 2023:

O SUV compacto nunca foi um sucesso de vendas no Brasil. E esse ano a fabricante francesa até baixou os preços, inclusive da variante elétrica, mas não teve efeito expressivo. A nova geração do modelo já tem data para começar a ser produzida na América do Sul.

Segundo o jornal argentino Ámbito Financiero, o SUV começará a ser feito na fábrica de Palomar, nas proximidades de Buenos Aires em janeiro de 2024. E como já era esperado, a nova geração vai “matar” o modelo atual, produzido em Porto Real (RJ).

A nova geração do Honda Civic, que agora só é híbrido e importado da Tailândia, foi muito elogiada no teste da Autoesporte. Porém, dois principais motivos fizeram o icônico sedã ter uma representatividade muito pequena nas vendas neste ano: o preço (R$ 260 mil) e as poucas unidades disponíveis nas concessionárias.

Visualmente, o C4 Cactus pode até ter envelhecido bem, mas o SUV é praticamente o mesmo desde o lançamento em 2018. Nesses quase seis anos, novos rivais surgiram, outros se atualizaram e o máximo que marca francesa fez foi lançar inúmeras séries especiais. Isso justifica essa queda enorme no último ano e a medalha de ouro no nosso ranking.

Agora, o pódio de quem viveu o oposto do trio acima e disparou de vendas em 2023.

O Volkswagen Nivus nunca conseguiu ultrapassar seu irmão maior, o T-Cross, mas sempre teve um volume constante de vendas. Até o penúltimo mês de 2022, o SUV compacto emplacou 34.707 carros, número que salta para 46.457 neste ano, e faz de 2023 o melhor ano de vendas do modelo, mesmo ainda faltando um mês para terminar.

O ano de 2022 começou muito discreto para o Honda HR-V. Mas isso tinha um motivo: a espera pela nova geração, que veio em julho e fez os emplacamentos crescerem desde então. O sucesso foi tanto que o SUV até foi eleito o Carro do Ano 2023 da Autoesporte, porém, até o mês de novembro foram somente 12.206 vendas, já neste ano esse número salta para 43.853.

O Volkswagen Polo pouco mudou desde o lançamento da atual geração em 2017. A discreta reestilização chegou em setembro do ano passado, mas as vendas foram extremamente baixas: apenas 5.306 até o final de novembro. Em 2023 o cenário é totalmente outro e o modelo já acumula mais de 90 mil emplacamentos no período, mesmo com layoff na fábrica em junho.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

Fonte: direitonews

Anteriores TJ-SP confirma que advogada deve ir a júri com o filho por h0micídi0 de fiscal
Próxima Secretaria de Estado de Agricultura e Emater-Rio encerram o ano com uma excelente notícia!