As vendas de carros elétricos e híbridos registraram alta de 12,7% em maio de 2025. O quinto mês do ano teve 16.641 veículos eletrificados emplacados, o que também representa um aumento de 22,3% na comparação com o mesmo período de 2024, quando 13.612 automóveis do segmento foram comercializados. Os dados são da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).
Inclusive, de janeiro a maio, ou seja, no acumulado do ano, as vendas de modelos eletrificados totalizaram 71.324 unidades. O volume também representa um aumento de 19,5% em relação ao mesmo período de 2024 (59.669). Vale lembrar que a conta inclui elétricos (BEV) e híbridos (PHEV e HEV). Os micro-híbridos (MHEV) não foram englobados nesses dados.
De todas os emplacamentos de eletrificados, 31,3% foram só de elétricos. Ou seja, 6.969 unidades. E sem surpresas, quem lidera o ranking mais uma vez é o BYD Dolphin Mini, que teve 2.576 vendas em maio.
Quem aparece em segundo é o irmão maior BYD Dolphin com suas 1.864 comercializações. O pódio é fechado por outro carro da fabricante chinesa: o BYD Yuan Pro, que garantiu 556 registros no mês. Destaque ainda para o Omoda E5, que foi lançado em abril e já aparece entre os dez primeiros colocados.
Em relação aos híbridos, foram 9.672 registros em maio, sendo 7.581 só de híbridos plug-in (com carregamento externo). Neste caso, o primeiro colocado do ranking é o GWM Haval H6, que conseguiu superar o grande rival BYD Song Pro no período. O SUV teve 2.138 emplacamentos, contra 1.716 do conterrâneo.
Mesmo assim, a BYD aparece também em terceiro e quarto, respectivamente, com o Song Plus e King. Enquanto o SUV médio garantiu 1.170 registros, o sedã teve 803 vendas. O Toyota Corolla Cross é o quinto com 614 unidades comercializadas.
Há também destaques para os recém-lançados chineses GWM Tank 300 e Jaecoo 7. A dupla chegou às lojas no último mês e soma 604 vendas e 275 emplacamentos, respectivamente. Desta forma, já ficam à frente de Volvo XC60, por exemplo.
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Fonte: direitonews