O mercado de carros elétricos e híbridos fechou o mês de agosto no Brasil com 20.222 unidades comercializadas. O resultado representa avanço de 6,3% sobre os 19.016 exemplares emplacados em julho e mantém o ritmo de crescimento verificado ao longo do ano. Os dados são do balanço mais recente da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).
Na análise detalhada, os números indicam que os híbridos plug-in (PHEV) representaram 40% de todas as vendas, acompanhados dos elétricos (BEV) com 38%. Já os híbridos paralelos (HEV) somaram 11%, enquanto os carros com a mesma tecnologia, porém com motores flex (HEV Flex), representaram 11%. Os híbridos leves (MHEV) não são levados em consideração, já que a tecnologia usada é considerada pouco expressiva em termos de descarbonização e economia de combustível.
Levando em conta apenas os modelos elétricos, foram vendidos em agosto 7.624 unidades (crescimento de 8% sobre julho). A BYD dominou a categoria, como no mês anterior, e o compacto Dolphin Mini foi, de longe, o mais vendido (3.300 unidades). Em segundo lugar no ranking, o Dolphin vendeu 1.311 unidades e, fechando o pódio, o Yuan Pro emplacou 650 unidades.
É novidade na lista o recém-apresentado Chevrolet Spark EUV, com 254 unidades comercializadas. O modelo é o elétrico mais barato da marca no país e promete ser o principal nome da marca no segmento. Para efeito do comparação, o Blazer EV, oferecido por aqui há meses, vendeu em agosto apenas 10 unidades, enquanto o Equinox EV fechou o mês com 52 emplacamentos.
O segmento de híbridos, por sua vez, somou 12.598 unidades vendidas em agosto (avanço de 4,7% sobre julho). O Haval H6 manteve posição de liderança, com 2.807 unidades, enquanto o Toyota Corolla Cross Hybrid surpreendeu ao somar 1.952 unidades vendidas (crescimento de 65% em relação ao mês anterior). Fechando o pódio, o BYD Song Plus aparece com 1.637 unidades emplacadas.
Entre as marcas que mais venderam híbridos e elétricos em agosto, destaque para a BYD com 9.812 unidades vendidas. Na sequência, a GWM vendeu 3.725 unidades e a Toyota fechou o pódio com 2.470 exemplares.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Fonte: direitonews