Ao comprar um carro novo, diversos pontos devem ser levados em consideração. Um deles é o valor das revisões, que pesam no bolso do cliente a longo prazo. Tratam-se de inspeções periódicas, onde a fabricante analisa componentes e sistemas que podem ser substituídos ou atualizados. E sim, as regras e os planos podem variar.
Após mostrar os carros com as revisões mais baratas, Autoesporte agora apresenta os modelos com as revisões mais caras do Brasil em 2025. Para termos uma base, levamos em consideração o custo das revisões da versão básica do carro, feitas em concessionária até 5 anos de uso.
Os dados foram obtidos pela edição 2025 do Qual Comprar, maior estudo de custos de aquisição e manutenção de carros do Brasil. Neste ano, avaliamos — de forma inédita — 182 modelos. Ao todo, foram 20 categorias e diversos critérios foram utilizados para selecionar os vencedores.
Abrindo a lista, temos o Audi Q3 e sua configuração Sportback. Começando com o Q3, que é montado em sistema SKD no Paraná e tem preços iniciais competitivos, com tabela entre R$ 299.990 e R$ 359.990. O SUV é equipado com um motor 2.0 turbo de quatro cilindros, um velho conhecido dos brasileiros. A versão atualizada alcança 231 cv e 34,7 kgfm e empurra o SUV de mais de 1.600 kg de 0 a 100 km/h em 7 segundos.
A variante com caimento de teto cupê do SUV ostenta um design mais arrojado. Fora isso, tem o mesmo motor 2.0 TFSI com câmbio de oito marchas e tração quattro. Já os preços são um pouco mais elevados: entre R$ 353.990 e R$ 379.990. Lembrando que a nova geração do SUV premium está prevista para chegar ao Brasil no começo de 2026.
A 9ª posição é ocupada pelo Mercedes-Benz GLB. Aliás, você verá que não é o único carro da marca nesta lista. O modelo, com preços entre R$ 369.900 e R$ 552.900, tem sete lugares e está mais potente desde a linha 2025. Isso graças à mudança de motor, já que substituiu o 1.3 turbo de 163 cv da Renault pelo 2.0 turbo híbrido leve (com um alternador de 48V).
Agora, são 190 cv e 30,6 kgfm de torque, com o conjunto sempre aliado ao câmbio automático de oito marchas. Segundo a Mercedes, o GLB vai de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos e chega a velocidade máxima de 214 km/h.
Com preços a partir de R$ 345.950, o BMW Série 3 já ganhou cinco títulos no Qual Comprar, sendo quatro deles seguidos. Mas, em 2025, perdeu para o Audi A3 na categoria de sedã premium. O modelo aparece na lista de revisões mais caras por R$ 13.947.
Vendido em três versões no Brasil, o líder de emplacamentos da categoria é equipado com o motor 2.0 turbo de 184 cv e 30,6 kgfm, sempre ligado ao câmbio automático de oito marchas, com tração traseira. Dessa forma, segundo a BMW, o sedã acelera de zero a 100 km/h em 7,1 s e atinge a velocidade máxima de 235 km/h.
A Audi aparece mais uma vez na lista das revisões mais caras com o Q5, tanto na versão a combustão quanto na híbrida plug-in (PHEV), que entrou na categoria de híbridos premium. O tradicional Q5, lembrando, traz o já conhecido motor 2.0 turbo de 265 cv de potência e torque de 37,7 kgfm. Os preços ficam entre R$ 399.990 e R$ 468.990.
Já no caso da versão híbrida, o motor 2.0 turbo é aliado a um motor elétrico para render 367 cv e 50,9 kgfm. A caixa S-Tronic de sete marchas e dupla embreagem atua com a tração integral quattro. Além das revisões altas, o modelo também tem uma cesta de peças que ultrapassa os R$ 100 mil. A tabela inicia em R$ 480.990 e termina em R$ 502.990.
Importante lembrar que Audi vai lançar a nova geração do Q5 no Brasil ainda no segundo semestre de 2025.
A picape média da Volkswagen, que terá uma nova geração em 2027, aparece em 6° lugar da lista de revisões mais caras, alcançando quase os R$ 15 mil. Além disso, também tem um custo alto na cesta de peças, que ultrapassa os R$ 23 mil.
Mesmo assim, segue como a caminhonete diesel mais potente, mérito do 3.0 V6 de 258 cv e 59 kgfm de torque. O câmbio é sempre automático de oito marchas e a tração 4×4. Segundo números de fábrica, com esse conjunto, a Amarok acelera de 0 a 100 km/h em 8 segundos. O modelo, vale lembrar, parte de R$ 313.990.
O SUV médio da Mercedes-Benz é vendido em opção única de R$ 514.900, com motor 2.0 turbo de 258 cv de potência e 40,7 kgfm de torque, aliado a um sistema híbrido leve e câmbio de nove marchas. Com esse conjunto, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 6,2 segundos. Um dos grandes destaques do GLC é o porta-malas de 620 litros.
Os últimos modelos da Mercedes-Benz a integrar a lista de revisões mais caras são o Classe C e o CLA, com o mesmo custo de revisões: R$ 16.800. No caso do CLA, que parte de R$ 384.900, há o motor 1.3 turbo de 163 cv e 27,7 kgfm, com sistema híbrido leve. O modelo ocupa o topo da lista A cesta de peças passa dos R$ 60 mil.
Já no caso do Classe C, rival direto do BMW Série 3 com preços entre R$ 384.900 e R$ 445.900, o motor é o 2.0 turbo de 258 cv de potência e 40,8 kgfm de torque, além de câmbio automático de nove marchas.
Apesar do valor das revisões ser alto, o Ford Mustang venceu a categoria de cupês e conversíveis de melhor custo no Superguia Qual Comprar 2025 da Autoesporte. Ou seja, triunfou perante outros quatro concorrentes.
A sétima geração do modelo foi lançada em 2024 na versão GT, equipada com o motor Coyote 5.0 V8 aspirado de 488 cv e 58 kgfm de torque, com o câmbio automático de dez marchas, o que possibilita o 0 a 100 km/h em 4,3 segundos. A edição limitada manual também foi oferecida recentemente, mas se esgotou em uma hora.
O segundo lugar da lista é o Mercedes-Benz Classe E, que passa de meio milhão de reais (R$ 589.900). O modelo traz o mesmo conjunto híbrido leve do GLB, com 258 cv, além do câmbio automático de nove marchas. O sedã entrega bastante em lista de equipamentos, como sistema de entretenimento premium e suspensão pneumática.
As campeãs dessa lista são uma dupla da RAM: 2500 e 3500. As picapes grandes perderam para a Ford F-150 no Qual Comprar 2025, mas ainda sim chamam atenção pelo porte. A 2500 é equipada com o motor 6.7 turbodiesel de 365 cv e descomunais 117,2 kgfm. Como o PBT passa de 3,5 toneladas, para dirigi-la só com CNH de categoria C.
A Ram 3500, em contrapartida, tem mais de 6 metros de comprimento e só o entre-eixos de 3,78 m é maior que um Renault Kwid. O motor é o mesmo Cummins 6.7 da 2500 e a cabine é um latifúndio com acabamento requintado.
Lembrando que a marca já apresentou as picapes renovadas no Brasil, em uma avant-premiére no Festival Interlagos 2025. Ambas chegam em setembro nas lojas com novo design e o motor diesel 6.7 atualizado, com 436 cv de potência e 149 kgfm de torque, ou seja, 59 cv e 32 kgfm a mais.
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Fonte: direitonews