Os 6 carros que a Chevrolet deve lançar no Brasil em 2024


A General Motors (GM) anunciou nesta semana um cronograma com seis lançamentos da marca Chevrolet no Brasil para o ano de 2024.

Dessa lista, o único produto oficializado pela marca foi a nova Spin. A minivan terá um segundo facelift para sua atual geração lançado ainda no primeiro trimestre, como atração do BBB 24 (Big Brother Brasil 2024). Além dela, virão outros cinco produtos, que a Autoesporte listará agora.

Como dissemos, a Chevrolet Spin 2025 abrirá a lista de lançamentos da marca. Lançada em 2012 sobre a plataforma Gamma, do Onix de primeira geração, ela mantém a mesma base e carroceria desde então. Após ter tido um projeto de segunda geração baseada na nova Montana abortado pela GM, por questões de custo, será novamente reestilizada na linha 2025, com o objetivo de se atualizar contra seu mais novo concorrente, o novo Citroën C3 Aircross.

Para estar competitiva na briga, a nova Spin mudará substancialmente o visual dianteiro, com um capô elevado para se assemelhar mais a um SUV, além de um conjunto óptico dianteiro de LED com um truque para parecer bipartido, tal qual o da família C3, e novos desenhos para para-choque e grade frontais. Na traseira, as lanternas bipartidas terão novos arranjos internos com guia de LED e uma barra horizontal em preto brilhante interligando-as. Nas laterais, as rodas receberão jogos de liga leve inéditos na gama.

Por dentro, destaque para a adoção de volante e bancos dianteiros do Tracker, além de quadro de instrumentos digital em nicho integrado à central multimídia e painéis inteiramente renovados. Já o motor continuará a ser o veterano 1.8 SPE/4 8V naturalmente aspirado de até 111 cv de potência e 17,7 kgfm de torque, aliado ao veterano câmbio automático de seis marchas da GM. A produção será em São Caetano do Sul (SP).

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No segundo trimestre, após a chegada da Spin, a Chevrolet deve apresentar outro facelift de um produto que deveria estar ganhando uma nova geração, mas terá a vida útil de seu projeto atual esticado. Trata-se da S10. Em vez de trocar a carroceria, como fez sua irmã americana Colorado nos Estados Unidos, ela manterá praticamente a mesma estrutura de chassi-cabine atual.

Mudará, claro, o balanço dianteiro, que será praticamente um clone visual da nova Colorado. Faróis de LED, grade, para-choque e capô serão inspirados na parente gringa. Já a traseira mudará de modo mais comedido, com direito a guias de LED nas lanternas e uma tampa de caçamba com o nome Chevrolet estampado em baixo relevo, tal qual já existe nas primas Montana e Silverado.

Internamente, volante e painel também mudarão, com direito à adoção de cluster digital, nova central multimídia e soluções mais modernas de acabamento interno. O motor seguirá o 2.8 Ecotec turbodiesel de 200 cv de potência e 51 kgfm de torque. Porém, de acordo com o Autos Segredos, o câmbio passará a ser automático de oito marchas, com opções de carroceria chassi-cabine ou cabine dupla.

Bebendo da mesma fonte da S10, seu irmão SUV, o Trailblazer, passará por idêntica renovação visual, conforme revelam flagras de protótipos do modelo nos últimos meses. Tudo que mudará na picape também será atualizado no modelo de carroceria fechada com sete lugares, incluindo o novo câmbio. A produção de ambos será mantida em São José dos Campos (SP).

A GM prometeu para este ano lançar dois novos produtos elétricos no mercado brasileiro. Um deles será o Equinox EV, espécie de nova geração do SUV médio. Muito diferente de seu antecessor, ele não apenas traz uma carroceria totalmente nova como é um produto elétrico, construído sobre a recém-lançada plataforma Ultium da fabricante americana. Importado do México, deve chegar em sua configuração mais potente, com 288 cv, 48 kgfm de torque e tração integral.

Também vindo do México, o Chevrolet Blazer EV reviverá o icônico nome usado pelo antigo SUV da picape S10 em sua primeira geração. Igualmente elétrico, o novo Blazer EV será maior do que o Equinox EV e deve ser oferecido aqui na versão esportiva RS. Por isso mesmo, será mais forte: 565 cv de potência e absurdos 89,5 kgfm de torque gerados por dois motores, um dianteiro e um traseiro, com tração integral.

Esta é uma aposta ainda incerta. Será que a GM considerará a nova Spin Activ um lançamento à parte? Ou lançará uma nova versão da picape Silverado? Ou, ainda, uma nova versão de Onix ou Tracker?

Existe ainda a possibilidade de chegada da versão elétrica da picape Silverado, como Autoesporte antecipou em setembro do ano passado, durante o Salão de Detroit.

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Fonte: direitonews

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