Os 5 novos carros que a Volkswagen lançará no Brasil entre 2024 e 2025


Prestes a confirmar seu próximo ciclo de investimentos de R$ 5,4 bilhões no Brasil, entre 2026 e 28, a Volkswagen precisará antes completar seu atual programa de lançamentos, chamado “Acelera VW”. Desde o segundo semestre de 2022, a marca vem prometendo colocar no mercado 15 novos carros até o final de 2025. Eles serão “prioritariamente flex e elétricos”, nas palavras da própria fabricante.

A lista começou a ser contabilizada mais precisamente em setembro de 2022, com o facelift do Jetta GLi. Desde então, foram 11 produtos. Tudo bem que a VW forçou um pouco a mão ao levar em conta séries especiais como o Gol Last Edition e o T-Cross The Town, além de dividir a reestilização do Polo em três modelos diferentes (Novo Polo, Polo Track e Polo GTS).

Por fim, contabilizou os elétricos ID.4 e ID.Buzz, que não são vendidos diretamente e só existem no programa de carros por assinatura da marca. A contagem também considera o novo Virtus, a nova Saveiro e do novo Tiguan, todos veículos reestilizados. Pelas contas da própria Volkswagen, faltam quatro modelos, que a Autoesporte listará agora.

Contudo, a lista pode conter uma surpresa: um quinto lançamento que a VW ainda vem tentando manter sob segredo, mas que estaria nos planos para ser a cereja do bolo do “Acelera VW”. Veja quais são as novidades previstas:

A lista deve começar pela reestilização da Amarok, que seguirá um caminho distinto da homônima vendida em outros mercados. Enquanto a Amarok gringa trocou de geração e passou a derivar da nova Ford Ranger, a picape média fabricada pela VW na Argentina manterá plataforma e carroceria atuais — um projeto já com 13 anos de existência.

Além do visual dianteiro atualizado, a nova Amarok sul-americana terá acabamento interno substancialmente revisto e novas tecnologias embarcadas. O motor V6 turbodiesel de 258 cv de potência e 59,1 kgfm de torque seguirá no jogo. Este flagra indica o que vem por aí. O lançamento será ainda no primeiro semestre de 2024.

Já renovado na Europa, o Volkswagen T-Cross deve passar por seu primeiro facelift de meia vida no Brasil apenas no terceiro trimestre de 2024. O visual tende a seguir à risca o padrão europeu, enquanto o acabamento interno incluirá novo volante dotado de comandos touch e central multimídia VW Play disposta de modo destacado no painel.

O motor 200 TSI, 1.0 três-cilindros turbo flex 12V com injeção direta de combustível, capaz de render até 128 cv de potência e 20,4 kgfm de torque, será mantido nas versões de entrada, enquanto a de topo passará a se chamar Exclusive e pode promover a estreia do motor 1.5 TSI Evo2 flex de 150 cv e 25,5 kgfm no lugar do atual 1.4 TSI, de mesma potência e torque.

A grande estrela desta lista é o projeto A0 SUV ou VW246, o futuro SUV de entrada da Volkswagen no Brasil. Com plataforma MQB A0 e visual inédito, ele será produzido em Taubaté (SP) e herdará boa parte da estrutura do Polo, além de seu entre-eixos de 2,56 metros. Será posicionado abaixo do Nivus, como um rival mais direto de Fiat Pulse e Renault Kardian.

Conhecido informalmente como “Novo Gol”, o modelo motivou a VW a fazer uma clínica com consumidores, a fim de estudar potenciais nomes para o produto. A lista completa, que você confere aqui, tinha opções como Tera, Teon, Taira, Therion, Copan, Copa e Hera. Há, ainda, a chance remota de o modelo se chamar T-Sport ou até ressuscitar oficialmente o nome Gol.

Os motores serão sempre 1.0 TSI turbo flex, mas com duas calibrações diferentes. A primeira, do novo Polo, tem 116 cv de potência e 16,8 kgfm de torque, usando componentes simplificados e câmbio automático de seis marchas mais básico da Aisin, o Aisin AQ160. Trará, ainda, opção manual de cinco velocidades. Já a segunda é a conhecida 200 TSI de até 128 cv e 20,4 kgfm, com a caixa AQ200 de seis marchas, a ser usada pelas versões de topo.

O lançamento ocorrerá no primeiro trimestre de 2025, visto que a produção em Taubaté está prevista para começar em janeiro do ano que vem. Entretanto, o A0 SUV deve ser revelado de fato no Salão do Automóvel de São Paulo 2024, que está previsto para acontecer em novembro. Não há previsão de motorização híbrida para ele nesta fase inicial do projeto.

Após lançar o A0 SUV, a Volkswagen deve apresentar, no segundo trimestre de 2025, a primeira reestilização de meia-vida do Nivus. Com visual incrementado, o SUV cupê deve se distanciar de seu irmão menor em termos de posicionamento, tornando-se um rival mais franco do Fiat Fastback. Explicamos tudo que muda neste outro artigo.

O quinto produto, uma espécie de “bônus”, seria a volta do Golf ao Brasil. Anunciada pelo jornalista João Anacleto em seu Instagram, o hatch médio voltaria ao Brasil em setembro de 2024, já com um facelift aplicado à oitava geração, que deve ser revelado mundialmente nas próximas semanas.

Viria exclusivamente em sua versão mais esportiva, a R, para rivalizar com Honda Civic Type R e Toyota GR Corolla. Equipado com um motor 2.0 turbo a gasolina, o Golf R atual tem 319 cv de potência e até 40,8 kgfm de torque. O câmbio pode ser automático de seis marchas ou automatizado de dupla embreagem com sete velocidades, a famosa caixa DSG.

Sim, a Volkswagen tem o projeto de enfim lançar a picape compacta-média Tarok no Brasil. Amplamente modificada em relação ao conceito de 2018, ela trocará a plataforma MQB-A do Taos pela MQB A0 do T-Cross. Por isso mesmo, será fabricada em São José dos Pinhais (PR). Porém, como seu lançamento só ocorrerá em 2026, ela não faz parte da nossa lista.

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Fonte: direitonews

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