Se você acompanha a Autoesporte, já deve ter visto que fizemos uma lista dos 10 SUVs mais baratos à venda no Brasil em 2025. E também os com o pior consumo de combustível. Desta vez, elencamos os utilitários mais potentes disponíveis no mercado nacional, exclusivamente, do segmento de compactos.
Importante mencionar que apenas a versão (ou versões) mais potente de cada modelo foi selecionada para ocupar o ranking. Além disso, o critério usado para desempate foi o do tempo de aceleração de 0 a 100 km/h, declarado por cada fabricante. Confira!
O SUV mais vendido do Brasil aparece na 10ª colocação do ranking, já que na versão topo de linha, a Highline, traz o motor 1.4 turbo flex de 150 cv. O modelo, lembrando, está disponível em cinco configurações na linha 2026.
Honda HR-V é o SUV compacto de melhor custo no Brasil em 2025
De forma surpreende, a versão esportiva no Nivus, a GTS, aparece apenas em 9º lugar. Também equipada com o motor 1.4 TSI de 150 cv, a opção mais apimentada vence o T-Cross na aceleração de 0 a 100 km/h por míseros dois milésimos.
O primeiro SUV chinês da lista aparece com o Tiggo 5X em sua configuração híbrida, que une o motor 1.5 turbo a uma bateria de 48V. Com esse conjunto, o SUV compacto entrega 160 cv de potência, ficando na frente dos modelos da marca alemã.
Mesmo perdendo potência para atender as novas regras de emissões do Proconve L8, o Renault Duster ainda aparece no ranking dos SUVs compactos mais potentes. Isso graças ao motor 1.3 turbo flex, que equipa apenas a versão Iconic Plus e entrega até 163 cv de potência com etanol (antes, chegava a 170 cv).
Também recalibrado desde o início do ano para atender ao Proconve L8, o motor 1.3 GSE turbo flex utilizado por todas as versões do Jeep Renegade oferece 176 cv de potência. Ainda sim, o SUV compacto aparece na 6ª colocação.
O Honda HR-V acaba de ser eleito o SUV compacto de melhor custo no Brasil pelo Qual Comprar 2025 da Autoesporte. E, além disso, aparece na 5ª posição dos SUVs mais potentes à venda no país. Graças ao seu motor 1.5 turbo flex, que equipa as duas versões mais caras, o modelo entrega bons 177 cv de potência máxima.
Outro SUV chinês da lista, o BYD Yuan Pro é um utilitário elétrico que traz exatamente a mesma potência do SUV japonês. Entretanto, o modelo supera quando o assunto é aceleração de 0 a 100 km/h. Segundo a marca, o Yuan Pro faz a média em 7,9 segundos.
Sim, nós pulamos a 3ª posição por um motivo simples: dois modelos entregam a mesma potência e aceleração de 0 a 100 km/h. Trata-se de Fiat Fastback e Pulse Abarth. No caso, ambos são equipado com o motor 1.3 GSE turbo flex que rende até 185 cv.
Importante lembrar que o Fiat Pulse Abarth 2026 acaba de ser apresentado no Festival Interlagos. O SUV compacto com o símbolo do escorpião recebeu retoques visuais e até um teto panorâmico para enfrentar com mais afinco o rival Nivus GTS.
O primeiríssimo lugar da lista é ocupado pelo Hyundai Creta que, durante a mudança intensa de 2024, passou a adotar o motor 1.6 turbo a gasolina de 193 cv de potência e 27 kgfm de torque, que equipa apenas a configuração topo de linha, a Ultimate. Assim, se tornou o SUV compacto mais potente à venda no Brasil.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Fonte: direitonews