Os 10 carros mais baratos do Brasil após descontos do governo


Após a publicação da Medida Provisória 1.175, as fabricantes baixaram os preços de quase 90 versões de dezenas de modelos. Não raro, os descontos superaram os R$ 10 mil. Isso porque, além de as reduções previstas no programa de incentivo do governo, as próprias marcas decidiram abrir mão de parte de seus lucros para que as novas tabelas fossem mais atrativas.

Fiat e Renault, que produzem os dois carros mais baratos do país decidiram ir além dos R$ 8 mil de redução da MP e concederam R$ 2 mil de desconto adicionais nos preços de Mobi e Kwid. Peugeot, Citroën e Hyundai fizeram o mesmo com 208, C3 e HB20, respectivamente.

Com tantas reduções, Autoesporte listou os 10 carros mais baratos do país em junho de 2023, já com os preços reduzidos após o programa de incentivo à indústria automotiva. Os preços são referentes às tabelas de preços públicas das fabricantes, desconsiderando os preços praticados na Zona Franca de Manaus e na Paraíba. Confira:

No último mês, o modelo estava exatamente R$ 10 mil mais caro. A redução feita foi de R$ 8 mil em descontos do Governo e R$ 2 mil de bônus da Renault. A marca foi a primeira a anunciar os descontos que seriam praticados.

O Kwid Zen sai de fábrica com airbags laterais, luzes diurnas de LED, rádio com conexão Bluetooth, direção elétrica e start-stop. O motor é 1.0 de três cilindros de 71 cv conectado ao câmbio manual de cinco marchas.

Apesar de ser menos eficiente que o rival Kwid em termos de consumo, o Mobi obteve o mesmo desconto do Governo. A Fiat ainda decidiu aplicar R$ 2 mil de bônus, deixando o preço final idêntico ao do concorrente francês.

Ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricos são os únicos itens de conforto. O motor é o veterano e confiável 1.0 Fire de 75 cv associado ao câmbio manual de cinco marchas.

A nova geração do C3 segue apostando no espaço contra a dupla acima – são 40 cm a mais que o Renault Kwid, que já é maior que o Fiat Mobi. O desconto total também foi de R$ 10 mil, mas somente para venda direta e pessoas físicas, fase do programa que começa nos próximos dias. Assim, a diferença de preços deles para o C3 segue em R$ 4 mil.

Não espere por muitos itens de série. Não conta-giros, chave canivete ou pintura na parte interna do cofre do motor. O motor é Fiat, mas diferente do Mobi, aqui se faz presente o moderno 1.0 Firefly de três cilindros e 75 cv.

Carros fabricados na Argentina, como é o caso do 208, também estão contemplados na MP do governo. Por isso, o hatch produzido em Palomar está até R$ 26.300 mais barato que na tabela anterior, fazendo o modelo subir de décimo para quarto em nosso ranking. O motor é o mesmo de C3, Argo e Cronos: 1.0 Firefly de 75 cv e 10,7 kgfm de torque com câmbio manual de cinco marchas.

Entre os destaques, além do design muito elogiado, o modelo tem quatro airbags, assistente de partida em rampas, ar-condicionado e direção elétrica.

A Fiat aparece na lista com três modelos, sendo o Argo o segundo mais em conta da gama. O hatch compacto teve reduções de até R$ 13.200. Na versão de entrada, que sequer tem sobrenome, o motor é o mesmo 1.0 Firfely compartilhado com 208, C3 e Cronos, assim como o câmbio manual de cinco marchas.

O conjunto mecânico é o mesmo do C3, mas a lista de itens é modesta, com ar-condicionado, direção elétrica, vidros e travas elétricos, computador de bordo e banco do motorista com regulagem de altura.

O Hyundai HB20 ficou R$ 12.300 mais barato em relação a tabela do último mês, mas não mudou de posição no ranking e segue com a sexta colocação. O visual “concertado” na linha 2023 segue como um dos pontos altos. O motor é o 1.0 de 80 cv conectado ao câmbio manual de cinco marchas.

O grande destaque na lista de equipamentos são os seis airbags, além da boa construção e acabamento superior aos concorrentes da lista.

Outro modelo vindo da Argentina e com grande abatimento de valor foi o Cronos, que baixou R$ 13.200, garantindo a sétima colocação no ranking de mais baratos. O conjunto mecânico é o mesmo do Argo e a vantagem está no porta-malas de 525 litros.

Entre os equipamentos há ar-condicionado, direção elétrica, vidros e travas elétricos, computador de bordo e banco do motorista com regulagem de altura.

Depois de suprir o fim do Gol, o Polo Track sofreu ao menos três aumentos, mas agora caiu R$ 7.290 e tem tudo para seguir disputando a liderança de vendas com a Fiat Strada, ao menos enquanto a MP seguir válida.

O conjunto mecânico do Polo é o mesmo do veterano Gol: motor 1.0 aspirado de três cilindros que rende até 84 cv e 10,3 kgfm e câmbio manual de cinco marchas. Há quatro airbags, alerta de frenagem de emergência, assistente de partida em rampa, controle eletrônico de estabilidade (ESC) e bloqueio eletrônico do diferencial como atrativos entre os itens de série.

A Chevrolet não parece muito preocupada em aumentar o volume de vendas do Onix, ainda que o Polo esteja na cola. Não houve um centavo de redução de preços além dos R$ 6 mil previstos no programa do governo, o que fez o hatch perder uma posição no ranking de mais baratos.

O motor é um 1.0 de 82 cv com câmbio manual de seis marchas, entregando ótimos números de consumo de combustível. A boa notícia é a presença dos seis airbags, mas há algum tempo trocou a central multimídia por um rádio convencional.

Se o Kwid recebeu descontos de até R$ 10 mil, o Stepway, versão aventureira do antigo Sandero, ficou com apenas R$ 4 mil de redução. Fazendo o hatch trocar de posição com o Peugeot 208, ocupando a última posição da lista. O motor é um 1.0 de 82 cv e 10,5 kgfm de torque.

A lista de itens de série é até certo ponto interessante, com a presença de ar-condicionado, luzes diurnas de LED e central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay, além de sensor de estacionamento traseiro.

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Fonte: direitonews

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