Os 10 carros com os seguros mais caros do Brasil em 2025


Segundo dados da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), em 2024, apenas 30% da frota em circulação no Brasil contava com apólices nos veículos. No entanto, é importante ficar atento aos preços dos seguros que, em determinados casos, podem pesar (e muito) no bolso do consumidor.

Partindo disso, Autoesporte separou os 10 carros com os seguros mais caros do Brasil em 2025, na média. Vale mencionar que os cálculos foram feitos pela Minuto Seguros com base em dois perfis: homem ou mulher, casados, 35 anos, moradores da zona sul de São Paulo, com cinco anos de CNH, sem bônus e com franquia reduzida, sempre considerando os valores das versões de entrada.

O renovado sedã elétrico com estilo cupê ainda é vendido em duas versões: eDrive40 M Sport e M50 xDrive. Na opção de entrada temos 340 cv de potência e 43,9 kgfm de torque. Quando falamos da mais potente, são 544 cv e 81 kgfm, que ajudam o modelo a ir de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos.

Enquanto a versão mais barata registra 399 km de autonomia, a opção topo de linha chega a 405 km — um bom número, mesmo quando comparamos com o modelo anterior, de 422 km.

E não apenas os números de autonomia são interessantes: o valor do seguro também está nas alturas. O modelo, que parte de R$ 582 mil, tem suas apólices avaliadas em R$ 10.387 e R$ 13.662, para homens e mulheres, respectivamente.

A Chevrolet Silverado [e vendida em versão única no Brasil e apresenta um motor 5.3 V8 com 360 cv e 52,9 kgfm e câmbio automático de dez marchas. Por aqui, a picape não sai por menos de R$ 573.590 e sua apólice aparece entre as mais caras do país. Para ambos os gêneros, o valor do seguro é de R$ 12.075.

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A variante sem teto ocupa o oitavo lugar, com média das apólices em R$ 12.230,50. O seguro é R$ 985 mais caro para as mulheres. Em termos de motorização, Boxster e Cayman usam o mesmo 2.0 turbo de 300 cv e 38,7 kgfm de torque, que garante um 0 a 100 km/h em 4,9 segundos.

A sétima posição é ocupada por uma campeã de vendas no segmento, a Toyota Hilux. A queridinha dos picapeiros tem preços que variam de R$ 254.790 a R$ 353.290 e o valor de seu seguro apresenta uma média de R$ 12.780. Em termos de motorização, o modelo vem equipado com 2.8 turbo diesel, atualizado para atender às regras do Proconve L8, que gera 204 cv de potência e até 50,9 kgfm de torque.

No entanto, vale lembrar que a Hilux sofrerá mudanças profundas no visual e motor, que contará com opção híbrida. A previsão é que a nona geração da caminhonete seja apresentada em 2026.

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E por falar em Hilux, eis o Toyota SW4, modelo derivado da picape. A única opção de cinco lugares do SUV grande é a Platinum, que vem com o motor 2.8 turbodiesel de 204 cv e 50,9 kgfm aliado ao câmbio automático de seis marchas.

O modelo custa R$ 408.090, e aparece como sexto valor de apólice mais caro, avaliado em R$ 13.384. Vale destacar ainda a diferença de preços do seguro entre os gêneros: são cobrados R$ 4.802 a mais para as mulheres.

O quinto da lugar da lista vai para a Nissan Frontier, com média das apólices avaliada em R$ 13.474,50. E se você achou a diferença de cobrança entre gêneros cobradas pelo Toyota SW4 de cinco lugares alta, aqui os valores destoam ainda mais.

No caso da picape média, enquanto o seguro é avaliado em R$ 9.838 para os homens, para as mulheres fica a exatos R$ 17.111. A título de comparação, os R$ 7.273 de diferença se aproximam da média da apólice do Fiat Strada, de R$ 7.243,50.

Quanto ao conjunto mecânico, a picape da Nissan tem duas opções: um 2.3 de 190 cv e 45,9 kgfm e outro de 163 cv e 43,3 kgfm. Todas as configurações são equipadas com câmbio automático de sete marchas; à exceção da opção de entrada, com caixa manual de seis. Os preços partem de quase R$ 250 mil.

Em quarto lugar, temos (novamente) o Toyota SW4. Dessa vez, na versão de sete lugares, que apresenta média de seguros, claro, ainda mais elevada.

O SUV derivado da Hilux tem preços acima dos R$ 400 mil, e tem o mesmo conjunto formado pelo motor 204 cv de potência e 50,9 kgfm de torque do motor 2.8 turbodiesel e o câmbio automático de seis marchas. Já os valores de comercialização, evidentemente, são diferentes: as duas versões, Platinum e Diamond, são precificadas em R$ 390.590 e R$ 437.890, respectivamente.

Abrindo o pódio dos carros com seguros mais caros do Brasil temos o Mercedes-Benz EQB. Assim como já mencionamos em modelos anteriores, o SUV de sete lugares tem diferença considerável nos valores cobrados para homens e mulheres, visto que são mais de R$ 7 mil reais de diferença. Devido a esse fator, a média da apólice também torna-se mais alta: R$ 14.845.

O Mercedes-Benz EQB dispõe de tração 4×4 e trabalha com dois motores (um em cada eixo), que entregam potência combinada de 292 cv, 52 kgfm de torque e autonomia de até 272 km, segundo o Inmetro. Com esses números, o 0 a 100 km/h é feito em 6,2 segundos.

Em segundo lugar do ranking de seguros mais caros temos o Porsche Macan. A média de preços das apólices para o veículo é de R$ 15.637 e, ao contrário da maioria dos modelos da lista, a cobrança para as mulheres é menor — mesmo que apenas R$ 2.

O SUV da marca de luxo chegou ao Brasil em quatro versões com valores que vão de R$ 580 mil a R$ 770 mil. Além disso, oferece potências que variam entre 340 cv e 585 cv. Com a função overboost, que aumenta a entrega por alguns momentos, os números vão de 360 cv a 639 cv. Na configuração mais cara, o modelo oferece 115,2 kgfm de torque. O alcance é um dos maiores do país e pode chegar até 443 km, segundo o Inmetro.

Finalmente, chegamos ao primeiríssimo lugar, ocupado pela Ram 3500, que tem valores das apólices tão superlativos quanto o seu tamanho. E não estamos falando de pouca coisa. Para se ter ideia, quando comparamos a média dos seguros da picapona com a do Porsche Macan EV (na 2ª posição), temos uma diferença de “módicos” R$ 11.362.

Isso sem falar no abismo da cobrança feita para homens e mulheres, precificadas em R$ 47.981 e R$ 11.417, respectivamente — são mais de R$ 35 mil de diferença.

O motor é o mesmo Cummins 6.7 da 2500, com 377 cv e 117,3 kgfm. O valor inicial para a caminhonete é de R$ 504.990. No entanto, a picape chegará com visual renovado e pacote de equipamentos atualizado ainda este ano; a chegada às lojas está programada para setembro.

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Fonte: direitonews

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