Os 10 carros com os maiores descontos após medidas do governo para reduzir os preços


Os 10 SUVs mais baratos do Brasil após desconto do governo você já conferiu aqui na Autoesporte. Após a publicação da Medida Provisória 1.175 as fabricantes baixaram os preços de quase 90 versões de dezenas de modelos. E deste total, agora vamos mostrar quais foram os 10 carros com os maiores descontos. E um spoiler: tem modelo com mais de R$ 20 mil de redução na tabela.

Uma característica segue forte nessa lista: o domínio da Stellantis. Neste ranking dos mais baratos, estão cindo modelos do grupo que engloba Fiat, Jeep, Peugeot, Citroën e Ram, entre as marcas representadas no Brasil.

Os preços são referentes às tabelas de preços públicas das fabricantes, desconsiderando os preços praticados na Zona Franca de Manaus e na Paraíba, além do cálculo percentual do quanto os descontos representam. Confira:

No final de 2022, a Fiat adicionou o motor 1.0 Firefly aspirado de até 75 cv e 10,7 kgfm de torque às opções de motorização do Cronos. O efeito nas vendas não foi muito sentido, uma vez que seguiu no patamar de 3 mil unidades mensais.

Agora, com desconto de R$ 10.700 sobre os R$ 88.790 pedidos anteriormente, a Fiat espera destacar o sedã compacto no mercado.

Argo e Cronos se diferem apenas em dois pontos, além da óbvia distinção da carroceria: porta-malas e local de fabricação. Enquanto o hatch é feito em Betim, Minas Gerais, o sedã é importado da Argentina. Já o porta-malas do Argo é de 300 litros contra 525 litros do irmão.

O motor é o mesmo 1.0 do Cronos, bem como o espaço interno. Entre os itens, o Argo entrega o básico, com ar-condicionado, direção assistida e vidros elétricos.

Em apenas uma semana, a Jeep viu a nova versão do Renegade, chamada apenas de 1.3, perder o sentido. Se antes era compreensível pagar R$ 125.990 e perder a garantia de 3 anos, agora, com as duas versões de entrada custando o mesmo, o ideal é já partir para a Sport.

O motor é o 1.3 turbo de 185 cv e 27,5 kgfm de torque. E o grande destaque fica para a lista de equipamentos, já que o Renegade Sport sai de fábrica com seis airbags, central multimídia, controles de tração e estabilidade, frenagem autônoma de emergência e assistente de permanência em faixa.

Dividindo a liderança em preço com o Renault Kwid, o Fiat Mobi aparece com bom percentual de desconto. O governo abateu R$ 8 mil, enquanto a Fiat aplicou R$ 2 mil de bônus.

Ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricos são os únicos itens de conforto. O motor é o veterano e confiável 1.0 Fire de 75 cv associado ao câmbio manual de cinco marchas.

Mesmos preços, mesmos descontos. Kwid e Mobi seguem a batalha do carro mais barato do Brasil. A Renault foi a primeira marca a anunciar os descontos que seriam praticados, mas ao contrário da Fiat, foi agressiva somente no Kwid, enquanto Stepway e Duster tiverem reduções mais tímidas.

O Kwid Zen sai de fábrica com airbags laterais, luzes diurnas de LED, rádio com conexão Bluetooth, direção elétrica e start-stop. O motor é 1.0 de três cilindros de 71 cv conectado ao câmbio manual de cinco marchas.

Se estiver pensando em comprar um hatch de entrada, o HB20 só perde em desconto para o Peugeot 208. Os quase 15% levam a configuração de entrada para a briga com Fiat Argo e Citroën C3.

A seu favor está a dirigibilidade mais afinada que os rivais, itens como seis airbags. O motor é 1.0 de 80 cv e 10,2 kgfm de torque com câmbio manual de cinco marchas.

Invadindo a faixa dos 15% de desconto, a versão mais básica do Cronos é ofertada por R$ 71.990 após as reduções. Ele mantém o motor 1.0 Firefy com câmbio manual da versão Drive.

No entanto, dispensa a central multimídia para reduzir custos e ficar somente com o chamado “kit dignidade” (ar-condicionado, direção assistida e travas e vidros elétricos na dianteira).

Uma das grandes surpresas foi a redução de R$ 21 mil no C4 Cactus. É bem verdade que o modelo é ameaçado pelo futuro lançamento do C3 Aircross, que terá sete lugares e preços parecidos com os do veterano.

A configuração em questão é a Feel, posicionada como intermediária na gama do modelo. Entre os itens, destaque para as rodas de 17 polegadas, sensor de pressão dos pneus e central multimídia de 7 polegadas. O motor é o 1.6 aspirado de até 120 cv.

O Peugeot 208 Style chegou ao mercado brasileiro no ano passado por R$ 79.990, portanto, neste momento, está com o menor preço de sua breve história. O motor é o mesmo 1.0 aspirado de Argo e Cronos.

Pesam a favor do hatch, além do vistoso desconto acima dos 20%, a lista de equipamentos com teto solar panorâmico, faróis full-led, câmera 180o, quatro airbags, central multimídia com espelhamento sem fio e ar-condicionado digital.

A versão de entrada do 208 é a grande campeã em descontos, mas vale ressaltar que a própria Peugeot já oferecia os modelos com generosos descontos em relação a tabela oficial de preços da marca.

Dos itens citados na versão Style, a configuração Like perde os faróis full-LED, mantendo apenas o DRL no formato “dente de sabre”, central multimídia e ar-condicionado digital.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

Fonte: direitonews

Anteriores Instituto Amazônia+21 e CAIXA firmam parceria para promover negócios sustentáveis
Próxima Prefeito recebe cartão da Caixa Econômica para movimentação bancária e depósito de salário