Os 10 carros com maior capacidade de enfrentar alagamentos no Brasil


A formação de alagamentos preocupa cada vez mais os motoristas, principalmente nas grandes cidades. Os carros podem ter danos severos em caso de submersão. Para evitar qualquer tipo de transtorno e manter-se sempre em segurança, é importante tentar fugir do risco e, ao mesmo tempo, ter conhecimento das especificações técnicas do próprio veículo. Por isso, Autoesporte seleciona os dez modelos com maior capacidade de imersão para encarar situações como essas.

Essa métrica, divulgada pela própria fabricante e aferida geralmente em centímetros, é feita a partir de aspectos como altura em relação ao solo, vedação do motor e posicionamento dos principais componentes eletrônicos do motor.

Veja a lista:

A picape média da Fiat consegue transpor trechos alagados de até 60 centímetros, segundo dados de fábrica. A capacidade fica aquém das principais rivais da categoria, mas ainda assim acima de intermediárias como a Toro (50 cm). A marca aposta ainda em atributos como vão livre do solo de 23,5 cm e ângulos de ataque de 29° e de saída de 27°.

Nome bastante lembrado quando o assunto é off-road, o Jimny foi homologado pela Suzuki com capacidade de imersão de 60 centímetros. Os números credenciam o modelo para percorrer trechos alagados e de difícil acesso sem danificar o funcionamento do motor. O modelo tem ângulo de entrada de 31°, de saída de 40° (um dos melhores do mercado) e altura do solo de quase 22 cm.

Principal representante da Ford no segmento de SUVs médios no Brasil, o Bronco Sport se destaca na categoria pela capacidade de imersão de 60 centímetros. O número é bem superior ao da prima Maverick (apenas 45 cm) e faz jus à proposta off-road do modelo. A Ford divulga ainda 19,8 centímetros de vão livre do solo e ângulos de entrada e saída de 21,7 e 30,4 graus, respectivamente.

Detentora de uma das maiores distâncias de vão livre do solo da categoria, a Toyota Hilux também oferece 70 centímetros de capacidade de imersão. Ao todo, são 32 cm de distância do chão, ângulos de entrada de 29°, de saída de 26° e central de 28,6°.

Assim como na Triton, na Frontier a capacidade de imersão anunciada também é de 70 centímetros. A picape dispõe de 28,6 cm de vão livre do solo, além de ângulos de 31,2 e 28,5 graus de entrada e saída, respectivamente. Os atributos garantem capacidade para enfrentar lamaçais, pequenos riachos e trechos inundados de pistas ou ruas.

+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte

Recém-lançada no Brasil e chamada agora apenas de Triton, a nova geração picape da Mitsubishi consegue enfrentar caminhos alagados com até 70 cm de profundidade. A altura em relação ao solo de 22,2 cm contribui diretamente, assim como os ângulos de entrada e saída de 31 e 23 graus, respectivamente. No Pajero, os mesmos números são de 23 cm de altura livre do chão e ângulos de 30 e 24 graus.

A General Motors divulga que seus dois principais utilitários médios à venda no Brasil são capazes de transpor trechos alagados com até 75 cm de profundidade. No caso da picape, contam a favor tanto a distribuição de componentes no motor quanto a altura do solo de 22,8 cm. Já os ângulos são de 29° graus de entrada e 22,5° de saída. No SUV, a ficha técnica indica altura do solo de 19 cm e ângulos de 29 e 23 graus, respectivamente.

A dupla da Jeep também é destaque em capacidade de imersão e consegue superar trechos alagados de até 76 cm a velocidades de até 8 km/h. Tanto o Wrangler quanto a Gladiator contam com entrada de ar alta e vedação de água especial para ajudar nas travessias. A altura em relação ao solo de 27 cm é outro elemento facilitador.

A picape da Ford é líder na categoria nesse aspecto, sendo capaz de enfrentar áreas inundadas com profundidades de até 80 centímetros nas versões convencionais. Para tanto, conta com 23,5 cm de altura livre em relação ao solo, ângulo de entrada de 30 ° e de saída de 26°, além de componentes eletrônicos bem posicionados para evitar a entrada de água. Já na variante preparada Raptor, a Ranger vai além e conta com até 85 cm de capacidade de imersão

A família de SUVs britânicos é campeã em capacidade de imersão. De acordo com a JLR, os quatro modelos acima citados são capazes de transpor trechos alagados com até 90 cm de profundidade, reforçando a capacidade off-road que caracteriza a marca.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

Fonte: direitonews

Anteriores Plano de saúde é condenado a custear tratamento para criança autista e indenizar família por danos morais
Próxima Prefeitura decreta emergência em saúde e adota medidas para conter surto