Organizadores de golpe de Estado na Alemanha planejavam matar Olaf Scholz, diz NYT


“Ao longo das buscas foram encontrados mais de 100 acordos de confidencialidade […] os signatários dos quais juraram manter em segredo os planos do grupo, que incluíam a invasão do parlamento alemão e a detenção dos seus membros, bem como o assassinato do chanceler”, diz a publicação.

Na semana passada, a polícia alemã realizou uma grande operação contra os extremistas de direita que planejavam um ataque contra o Bundestag (parlamento alemão) e um golpe de Estado. 25 pessoas foram detidas por suspeita de participação do plano de conspiração. Além disso, alguns participantes do conluio foram detidos fora da Alemanha, na Áustria e Itália.
Segundo a Procuradoria-Geral alemã, 14 dos detidos faziam parte do “braço militar” do grupo de conspiradores. Entre eles há ex-militares da Bundeswehr, ou seja, das Forças Armadas da Alemanha. A base ideológica do grupo inspirava-se nas ideias dos movimentos de extrema direita Reichsburger (Cidadãos do Reich) e QAnon.
Caso tivessem conseguido realizar o golpe de Estado, os conspiradores planejavam formar um governo militar interino e começar negociações com os “ex-aliados sobre os resultados da Segunda Guerra Mundial”.
Um policial alemão caminha em frente a viaturas durante investigação em Duesseldorf, na Alemanha, 6 de outubro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 07.12.2022

Panorama internacional

Alemanha realiza grande operação contra extremistas que planejavam golpe no país, diz mídia

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Raro 'viajante espacial' detectado no céu desafia teorias sobre origem do Sistema Solar
Próxima Chamamento para seleção de propostas para estruturação de projetos de concessão de manejo de RSU está disponível