Da Redação
Os organizadores da 2ª Expominério – Pâmela Alegria, Disney de Paula e Humberto Paiva – foram homenageados pelo deputado estadual Max Russi (PSB) com Moções de Aplausos pelo trabalho realizado com a feira e a promoção da mineração sustentável em Mato Grosso. Eles receberam o documento das mãos do assessor do deputado, Eduardo Lustosa.
A entrega da homenagem, realizada durante a cerimônia que encerrou o maior evento da mineração no dia 09 de novembro, no Centro de Eventos do Pantanal, é o reconhecimento do deputado Max Russi ao trio, que inovou ao realizar um evento que desmistificou o setor mineral no Estado para a sociedade.
A advogada Pâmela Alegria destacou que a Expominério não é apenas uma feira, mas um espaço de transformação e diálogo sobre o setor. “Nosso objetivo sempre foi mostrar que é possível fazer mineração de forma responsável e com benefícios para toda a sociedade. Essa homenagem é um incentivo para continuarmos avançando na promoção do desenvolvimento sustentável em Mato Grosso”.
Já o jornalista Disney de Paula ressaltou o esforço coletivo para o sucesso da feira. “Foi um trabalho que envolveu muitas mãos e corações. Ver a Expominério se consolidar como referência e ainda receber esse reconhecimento é a certeza de que estamos no caminho certo”.
Para um dos organizadores, Humberto Paiva, mais do que um evento, a 2ª Expominério também teve um papel educativo e social. “Trazer informações claras, dialogar com a sociedade e mostrar os avanços do setor mineral em termos de tecnologia e sustentabilidade foi nossa principal missão. Essa Moção de Aplausos nos motiva a continuar investindo em um evento que faz a diferença para o Estado e para o país”.
Na justificativa para a homenagem, o deputado Max Russi reforçou a importância de iniciativas como a 2ª Expominério. “A feira vai além de divulgar a mineração, ela quebra paradigmas e coloca Mato Grosso como referência no debate sobre sustentabilidade e inovação no setor. O trabalho de Pâmela, Disney e Humberto merece todo o nosso respeito e reconhecimento”, disse no documento.
A 2ª Expominério reuniu mais de 5 mil participantes entre empresários, pesquisadores, estudantes e interessados no tema, promovendo debates e exposições que ressaltaram a importância da mineração para a economia estadual e nacional, sempre com um olhar voltado para a preservação ambiental e responsabilidade social.
Sobre a Expominério 2024
A Expominério 2024 contou com o patrocínio oficial do Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e da Companhia de Mineração de Mato Grosso (Metamat). Também tem patrocínio da Alpha Minerals e da Federação das Cooperativas de Mineração de Mato Grosso (Fecomin), Azevedo Sette Advogados, Nexa, Keystone, Aura Apoena, Rio Cabaçal Mineração, Ero Brasil Xavantina e Fomentas Mining Company.
O evento contou com apoio institucional da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Grupo de Trabalho da Mineração da ALMT, Frente Parlamentar da Mineração Sustentável (FPMin), Agência Nacional de Mineração (ANM), Instituto Brasileiro de Gemas & Metais Preciosos (IBGM), Associação dos Profissionais Geólogos do Estado de Mato Grosso (Agemat), Federação Brasileira dos Geólogos (Febrageo), Núcleo de Mineração da USP (Nap.Mineração), Câmara de Comércio Brasil-Canadá, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e a Abrasel.
Fonte: abroncapopular