Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Um ônibus foi tomado por criminosos e usado como barricada em Costa Barros, na Zona Norte do Rio de Janeiro, durante uma operação da Polícia Militar no Complexo da Pedreira na manhã desta segunda-feira (14). O ataque faz parte de uma série de ações violentas promovidas por traficantes em resposta à presença das forças de segurança. Só em 2025, o número de coletivos atacados no estado chegou a 68.
Segundo o 41° BPM (Irajá), a operação tem como objetivo combater o roubo de cargas e veículos, além de reprimir disputas territoriais entre facções criminosas na região. Durante a ação, nove pessoas foram presas e cinco fuzis apreendidos.
Além da utilização do ônibus como barricada, criminosos atearam fogo a entulho em algumas ruas do entorno, dificultando o acesso das forças de segurança. A linha afetada é a 920, que faz o trajeto Bonsucesso × Pavuna. Ainda não há confirmação se havia passageiros a bordo no momento em que o veículo foi tomado. Os policiais aguardavam a chegada da chave para remover o ônibus do local.
A porta-voz da Polícia Militar, tenente-coronel Cláudia Moraes, explicou que a geografia da comunidade favorece a fuga dos criminosos. “A região tem muitas entradas e saídas, o que facilita a movimentação desses grupos. Além do combate ao roubo de veículos e cargas, a operação busca impedir essas movimentações, que alimentam disputas em outras áreas da Zona Norte”, afirmou.
Em razão do confronto, a Secretaria Municipal de Educação informou que 11 escolas suspenderam as atividades nesta segunda-feira. Uma unidade de saúde na região também interrompeu o atendimento.
De acordo com a RioÔnibus, duas linhas de ônibus precisaram ser desviadas: a 778 (Pavuna × Cascadura) e a SVB665 (Pavuna × Saens Peña).
Fonte: gazetabrasil