Você já leu na Autoesporte que a marca chinesa Omoda Jaecoo tem o plano de lançar o SUV compacto nacional Omoda 3 no Brasil para brigar na mesma categoria de Volkswagen Nivus e Fiat Fastback. Agora, a marca chinesa confirmou que o desenvolvimento do motor 1.0 turbo flex com conjunto híbrido que vai equipar este modelo foi antecipado e pode ser concluído em 2026.
Quem traz a informação é Felipe Amaral, diretor de desenvolvimento de rede e estratégia da Omoda Jaecoo, durante o evento ABX 2025, realizado na última quarta-feira (17). “Será um motor 1.0 de três cilindros. Está em desenvolvimento para atender requisitos de eficiência energética e também a questão tributária do país”, afirmou.
Este novo motor, conforme apurado por Autoesporte, não tem relação com o antigo propulsor 1.0 turbo que equipou o Caoa Chery Tiggo 3X. Será uma unidade feita praticamente do zero, proporcionando em torno de 130 cv, para se encaixar em questões tributárias.
Apesar da antecipação do desenvolvimento, a marca terá um longo período de testes até que a produção nacional se inicie. Assim, a chegada do Omoda 3 às lojas deve acontecer somente em 2027, como antecipamos em abril.
Agora, a Omoda Jaecoo busca alternativas para iniciar a produção nacional. O martelo não foi batido, mas algumas opções são discutidas nos escritórios da marca.
Autoesporte acompanhou a primeira aparição conceitual do Omoda 3 em Wuhu (China), onde foi mostrado em um evento da Chery International.
Com clara inspiração no Lamborghini Urus, Omoda 3 incorpora um estilo arrojado no formato da dianteira, nos faróis de LED e no desenho da carroceria. Na traseira, segue um estilo semelhante ao do Omoda 7. De acordo com a marca, o design foi inspirado nos jogos de computador e na modalidade dos e-sports, para atrair o público jovem.
Tal abordagem surge principalmente na cabine, onde o Omoda 3 trará o “Starship Cockpit”, em uma referência às naves espaciais. A Chery ainda não divulgou imagens, mas antecipou informações.
Diversos componentes serão customizáveis, como o painel de instrumentos e o layout da central multimídia (que tem até videogame instalado, com controles). Luzes ambientes de LED também foram incorporadas e trazem um aspecto mais sofisticado, tecnológico e futurista.
É com essa pegada moderna que a Omoda Jaecoo busca lançar o seu primeiro SUV nacional, que deve custar em torno de R$ 150 mil. A marca chinesa analisa suas opções para iniciar a produção no Brasil o quanto antes.
Desde os primeiros meses de operação no Brasil a Omoda Jaecoo revela o desejo de produzir localmente. “Existem três locais em estudo [para fabricar no Brasil]. Além deste modelo, montaremos também o Omoda 5 e o Jaecoo 7”, afirmou Amaral.
Segundo o executivo, existe a chance dos carros serem montados em mais de uma fábrica. Entre as alternativas estão a Comexport em Horizonte (CE), onde o Chevrolet Spark será produzido, e o complexo da Chery em Jacareí (SP). A antiga fábrica da Toyota em Indaiatuba (SP) também foi analisada, mas não agradou os chineses.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Fonte: direitonews