A Omoda Jaecoo confirmou um novo SUV compacto para o mercado brasileiro, com estreia prevista para o segundo semestre deste ano. Trata-se do Omoda 5, um modelo híbrido inédito que tem porte de Fiat Fastback e tecnologia do Toyota Corolla Cross. Segundo concessionários, deve custar entre R$ 180 mil e R$ 200 mil em nosso país.
Conforme antecipado por Autoesporte, a marca chinesa optou por lançar o SUV com conjunto mecânico diferente. Ele havia sido anunciado com sistema híbrido leve (MHEV) de 48V, mas a Omoda Jaecoo, uma marca do Grupo Chery, decidiu substituí-lo por um conjunto híbrido paralelo (HEV). De tal forma, tem o mesmo princípio de funcionamento do Corolla Cross.
O Omoda 5 traz motor 1.5 turbo a gasolina que entrega 143 cv de potência e 21,9 kgfm de torque. Há um motor elétrico instalado na transmissão do tipo DHT (“Dedicated Hybrid Transmission”) de uma marcha com múltiplas variações, mas os dados combinados ainda não foram divulgados. A bateria de íons de lítio que alimenta o sistema elétrico tem 1,83 kWh.
Autoesporte testou o modelo num trajeto de 300 km na China, onde o Omoda 5 obteve, segundo o computador de bordo, os seguintes números de consumo: 21,3 km/l em circuito urbano e 18,2 km/l em ciclo rodoviário. Os dados oficiais serão divulgados quando o novo SUV for submetido aos testes do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV).
O visual do Omoda 5 não chega a ser uma novidade. Isso porque sua versão elétrica, chamada de E5, já está à venda no Brasil. O novo modelo apenas incorpora as características de um carro a combustão, como a grade frontal pontilhada e as novas rodas.
O Omoda 5 tem 4,42 metros de comprimento, 1,83 m de largura, 1,59 m de altura e 2,63 m de entre-eixos. No segmento dos SUVs compactos, é um dos mais compridos, igualando o Fiat Fastback nesta proporção. Sua distância entre-eixos, porém, é menor que a do T-Cross, que ostenta 2,65 m. Já o porta-malas (que tem até tampa com abertura elétrica na China) tem 378 litros de capacidade.
Partindo para a cabine, o Omoda 5 integra painel de instrumentos e central multimídia em uma única tela. O console central alto tem dois andares, com acabamento que imita a textura de madeira com verniz. Toda a região superior do painel é revestida por material emborrachado, enquanto uma generosa porção logo abaixo das saídas de ar-condicionado é de couro sintético.
Os controles do ar-condicionado estão integrados à central multimídia. A Omoda Jaecoo ainda instalou um botão “AC” no console central como atalho. Desse modo, é possível acessar o recurso com mais agilidade. Por fim, o modelo que Autoesporte conheceu na China tinha saídas de ventilação para os ocupantes do banco traseiro, com duas entradas USB para recarregar celulares.
Informações sobre o pacote Brasil serão divulgadas durante o lançamento, que acontecerá no segundo semestre de 2025, ainda sem mês definido. Além do Omoda 5, a marca confirmou a chegada do SUV médio Omoda 7, o “irmão descolado” do Jaecoo 7, para este ano.
Em 2026, a marca chinesa vai lançar os novos Jaecoo 5 e Jaecoo 8. No ano seguinte, em 2027, inicia-se a produção nacional do Omoda 3, que terá motor 1.0 turbo e vai brigar com Renault Kardian, Volkswagen Tera e companhia.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Fonte: direitonews