Oficinas de confecção de viola de cocho e dança siriri e cururu estão com inscrições abertas em Diamantino


A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, abriu as inscrições para as oficinas de confecção de viola de cocho e dança de Siriri e Cururu. Ao todo, serão ofertadas 10 vagas para cada oficina, contabilizando 20 vagas no total. As oficinas serão ministradas pela Associação das Manifestações Folclóricas de Mato Grosso (AMFMT).  

Os interessados podem se inscrever na sede da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, na Rua Marechal Cândido Rondon, Centro, Diamantino, no horário das 7h às 17h. As inscrições e participação nos cursos são gratuitas e as vagas são limitadas. 

As oficinas acontecerão do dia 22 a 26 de maio, na Fundação Cultural. As capacitações serão ofertadas aos adolescentes e adultos e têm como objetivo promover e incentivar o resgate cultural local. 

Os participantes, além de aprender o modo de confeccionar uma viola de cocho, assim como aprender a dançar Siriri e Cururu, participarão também das apresentações de danças em eventos, feiras, entre outras ações que buscam levar um pouco da identidade do município e do estado de Mato Grosso. 

Ao final da oficina do modo de fazer a viola de cocho os participantes ficarão com as violas produzidas.

O secretário Municipal de Cultura e Turismo, Caíque Loureiro, destacou o fundamental trabalho de preservar e manter a cultura do estado viva. “Realizar oficinas de manifestações culturais para adolescentes e jovens do município de Diamantino é de suma importância, pois temos o objetivo de fortalecer a cultura e fomentar a formação de novos artesãos.”

Fonte: diamantino.mt.gov.br

Anteriores F1: “O fato é que eles fizeram um trabalho melhor”, disse Domenicali sobre a Red Bull
Próxima Governador anuncia R$ 1,7 milhão para melhorias na Igreja Matriz de Cuiabá