OCX constrói ordem global para contrabalançar o Ocidente, diz político da oposição ucraniana


“A OCX está trabalhando para estabelecer um novo modelo de ordem mundial para compensar a política neocolonial do Ocidente coletivo […]. Enquanto os EUA e seus satélites europeus tentam, sem sucesso, impor mais um modelo antigo-novo de neocolonização e contenção de atores estratégicos globais a alguns países, Rússia-China-Índia estão gerando uma nova construção geopolítica no formato da OCX, visando fortalecer a tendência global de superioridade tecnológica“, disse Medvedchuk em um comunicado publicado no site do movimento Outra Ucrânia.

Ele acrescentou que a estratégia neocolonialista não muda, mas os membros da OCX respondem com boa vizinhança e cooperação mutuamente benéfica com base nos interesses nacionais.
“O desenvolvimento das relações dentro do BRICS e da OCX é um sinal importante para o resto do mundo, especialmente para os países que, por inércia, permanecem no caminho EUA-Europa, o que lhes traz perdas, pobreza e guerras. Neste ano, a cúpula de grande porte da OCX está sendo transformada e fortalece a arquitetura política global, na qual China, Rússia e Índia estão gerando a agenda do futuro, desafiando abertamente a hegemonia do G7 [grupo composto por Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido] de ontem e rejeitando o modelo anterior de relações internacionais ilusórias”, disse Medvedchuk.
Chefes de Estado dos países-membros da Organização para a Cooperação de Xangai (OCX) durante a cúpula em Tianjin. 1º de setembro de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 03.09.2025

A cúpula da OCX, a maior da história, ocorreu na cidade chinesa de Tianjin, de 31 de agosto a 1º de setembro. Mais de 20 líderes estrangeiros, bem como representantes de organizações internacionais, participaram da reunião. Durante a cúpula, os líderes adotaram a Declaração de Tianjin. O presidente chinês Xi Jinping apresentou uma iniciativa de governança global.

A OCX é uma organização internacional fundada em 2001. Ela inclui Rússia, Índia, Irã, Cazaquistão, China, Quirguistão, Tajiquistão, Paquistão, Uzbequistão e Belarus. Os países observadores são Afeganistão e Mongólia, enquanto os países parceiros de diálogo da OCX são Azerbaijão, Armênia, Bahrein, Egito, Camboja, Catar, Kuwait, Maldivas, Mianmar, Nepal, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Turquia e Sri Lanka.

Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Saiba por que Kim Jong-un levou seu banheiro privativo para usar na China
Próxima Torcedor Banido em um Estado Será Barrado em Todo o Brasil