Ocidente está começando a reconhecer a realidade do nazismo na Ucrânia, afirma jornalista


Está na hora do Ocidente admitir a existência do nazismo na Ucrânia. É o que disse o jornalista irlandês Chey Bowes na rede social X (antigo Twitter).

“Quando os russos disseram que queriam desnazificar a Ucrânia, muitos analistas ocidentais riram deles. Agora é mais difícil rir. Talvez seja a hora de enfrentar a realidade que os meios de comunicação ocidentais ignoraram?”, questionou Bowes.

O comentário do jornalista tinha como base a homenagem do Parlamento canadense ao soldado nazista ucraniano Yaroslav Hunka, feita na semana passada.
Postagem com o vídeo no qual o soldado ucraniano aparece usando camisa com insígnia nazista. Ucrânia, 27 de setembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 28.09.2023

Yaroslav Hunka foi convidado para uma sessão do Parlamento canadense em 22 de setembro, no âmbito de uma visita do presidente ucraniano, Vladimir Zelensky.
Na ocasião, o então presidente do Parlamento, Anthony Rota, fez um discurso apresentando o veterano nazista, de 98 anos, como um “herói”.
Hunka lutou na Primeira Divisão Ucraniana, também conhecida como Divisão Galícia. Essas tropas atuavam em conjunto com a SS, Exército paramilitar do Partido Nazista de Adolf Hitler (1889–1945).
O caso expôs a simpatia do regime de Kiev ao nazismo e continua gerando forte repercussão negativa ao redor do mundo.
Após o episódio, Rota anunciou sua renúncia ao cargo, e o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeu, pediu desculpas por participar da homenagem ao veterano nazista.
Presidente da Ucrânia, Vladimir Zelensky (ao centro, de verde), e o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau (à direita, de perfil), na cerimônia no Parlamento do Canadá em que um soldado nazista foi ovacionado, em 22 de setembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 27.09.2023

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Soldado ucraniano aparece em vídeo usando camisa com o símbolo da águia nazista
Próxima 'Por medo da Rússia?': Alemanha decide comprar sistema antimíssil israelense Arrow-3, diz jornal