Qual é a importância do canal?
Responsável por cerca de 6% de todo o comércio marítimo global e reduzindo 8.000 milhas náuticas ou mais (até 22 dias) nas viagens entre os oceanos Pacífico e Atlântico (em comparação com a via que contorna o sul das Américas), o canal do Panamá tem servido de importante ponto econômico estratégico por mais de um século, tendo passado a maior parte desse tempo sob o controle dos EUA;
Podendo ser atravessado por navios em apenas 8 a 10 horas, o canal de 81,5 km de comprimento e 33 a 150 m de largura rende ao Panamá cerca de US$ 3,5 bilhões (R$ 21,6 bilhões) em taxas de trânsito;
O canal foi inaugurado em 1914, após uma década de construção liderada, supervisionada e financiada pelos Estados Unidos, que custou o equivalente a mais de US$ 15 bilhões (R$ 92,7 bilhões) em valores atuais;
Os EUA obtiveram o controle da zona do canal do Panamá como concessão em 1903, depois de reconhecer a independência do Panamá da Colômbia, e o guardaram zelosamente até 1999, quando foi transferido de volta para o Panamá, de acordo com os termos de um tratado de 1979, firmado em parte graças aos temores dos EUA em relação à crescente influência soviética na América Latina. Os EUA mantiveram o direito de proteger o canal perpetuamente;
O canal causou tanto impacto no transporte marítimo global que levou à criação de sua própria classe de navios, conhecida como Panamax, com capacidade de peso morto de 60.000 a 80.000 toneladas;
Seja em tom de brincadeira ou não, Trump não é o primeiro republicano a criticar o tratado de 1979, tendo Ronald Reagan feito isso durante a campanha em 1976 e 1980, mas abandonando a ideia logo após assumir o cargo.
Será que Trump realmente está falando sério?
“É claro que todos os que têm bom senso, incluindo pessoas que supostamente são diplomatas, funcionários da mídia e até mesmo especialistas em direito, devem saber que Trump não pode assumir o controle do сanal do Panamá se o Panamá se recusar a permitir isso”, enfatizou o observador.
Fonte: sputniknewsbrasil