A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) tem uma série de informações e códigos. Além do nome do condutor e de seus dados pessoais, o documento carrega informações específicas que indicam as permissões e proibições que o condutor possui.
As letras A, B, C, D e E que separam as categorias são as mais comuns e fáceis de entender. A primeira letra indica que o motorista pode dirigir motocicletas, motonetas e ciclomotores; a segunda, que pode dirigir carro de passeio leve; a terceira, veículos de carga acima de 3,5 toneladas; a quarta, veículos com mais de oito passageiros; e a quinta, veículos com carga acoplada (caminhões, por exemplo) acima de 6 toneladas.
No entanto, não existem só esses códigos na habilitação. No campo “Observações” podem constar letras de A à Z, sendo que cada uma delas indica uma proibição ao condutor, e é importante estar atento para não sofrer com as consequências de andar fora da lei.
Ainda existem algumas siglas que podem ser encontradas entre as observações. Diferente das letras solitárias que indicam restrições, o conjunto de três letras apontam habilidades do motorista e o que ele está apto a conduzir.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Fonte: direitonews