O que é uma moeda de reserva mundial?
Como o dólar se tornou a moeda de reserva mundial?
O dólar é a única moeda de reserva?
O dólar americano vai perder seu status de moeda de reserva mundial?
“O jogo do império que nosso governo vem jogando está chegando ao fim de uma forma ou de outra. Este é o destino de todos os impérios: eles se estendem demais e depois sofrem uma catástrofe financeira, geralmente envolvendo a destruição da moeda. Já estamos vendo o padrão emergindo em nosso próprio caso. Podemos nos retirar graciosamente, como proponho, ou podemos ficar em nosso mundo de fantasia e esperar até que a falência nos obrigue a reduzir nossos compromissos externos. Mais uma vez, sei qual opção prefiro”, disse o ex-congressista do Texas e candidato presidencial, Ron Paul, em um discurso em 2009.
O aumento insustentável da dívida dos EUA, que dobrou apenas na última década e agora está em mais de US$ 31,7 trilhões (cerca de R$ 157,2 trilhões), ou mais de 123% do produto interno bruto (PIB). Uma dívida tão grande aumenta os riscos de que, eventualmente, Washington não consiga saldá-la.
A queda da atratividade do dólar e da dívida denominada em dólar como veículo de investimento, enquanto o Federal Reserve (Fed) mexe com as taxas de juros para tentar controlar a inflação, atividades que culminaram recentemente no colapso de vários grandes credores corporativos, incluindo o Silicon Valley Bank (SVB).
Esforços de mais e mais países (incluindo nações anteriormente reconhecidas como Estados clientes dos EUA) para aumentar o uso de moedas locais, yuans, euros e outras ferramentas de comércio em vez do dólar.
Temores decorrentes da crise do teto da dívida de que a falha em chegar a um consenso em Washington sobre cortes de gastos poderia causar uma recessão maciça, significando a queda da confiança na moeda. Mesmo que a atual crise do teto da dívida seja resolvida, ela certamente vai surgir novamente na próxima vez que for necessária uma votação no Congresso para aprovar outro aumento no teto da dívida.
Discussões dos países do BRICS (Brasil, Rússia, China, Índia e África do Sul) — que já ultrapassaram o G7 (grupo composto por Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido) em termos de poder econômico geral — sobre a criação de uma moeda comum alternativa ao dólar.
O que acontece se o dólar americano não for mais a moeda de reserva?
O que vai substituir o dólar americano como moeda de reserva mundial?
Uma alternativa ao dólar baseada no BRICS deveria ser uma opção razoável para seus membros, porque qualquer acordo precisaria ser aprovado pelos “pesos pesados econômicos” do bloco, ou seja, China e Índia. Isso seria uma boa notícia para Rússia, Brasil, África do Sul e mais de uma dúzia de países que manifestaram interesse em aderir ao grupo, pois ajudaria a garantir que a hegemonia do dólar não seja simplesmente substituída pela de outro país.
Fonte: sputniknewsbrasil