O que é Iniciativa da Civilização Global apresentada pelo presidente chinês Xi Jinping?


O presidente chinês Xi Jinping apresentou a Iniciativa da Civilização Global em 15 de março, na reunião de alto nível Diálogo com partidos políticos mundiais.
Como explicou o líder chinês, a mensagem central da iniciativa é a necessidade de respeitar a diversidade das civilizações mundiais e sua igualdade.
Ao proferir o discurso principal da reunião, Xi Jinping enfatizou que a tolerância, a coexistência, o intercâmbio e o aprendizado mútuo entre as diferentes civilizações desempenham um papel indispensável para avançar na modernização da humanidade e garantir a prosperidade da civilização mundial, uma vez que o futuro de todos os países está agora proximamente ligado.
Bandeiras dos Estados Unidos e da China exibidas em um riquixá em Pequim em 16 de setembro de 2018. - Sputnik Brasil, 1920, 15.03.2023

Segundo Wang Yiwei, esta iniciativa é a continuação de uma série de iniciativas que surgiram no contexto da ideia Comunidade com Futuro Compartilhado para a Humanidade – um outro conceito global chinês para uma ordem mundial na qual haja paz duradoura e segurança universal.

“O conceito da Comunidade com Futuro Compartilhado para a Humanidade contém cinco pilares principais: política, segurança, economia, cultura e ecologia. A China tem constantemente apresentado iniciativas relacionadas a estes conceitos. Primeiro foi a Iniciativa de Desenvolvimento Global, depois a Iniciativa de Segurança Global e agora a Iniciativa da Civilização Global”, diz o especialista.

Bandeiras da China - Sputnik Brasil, 1920, 15.03.2023

Na opinião de Yiwei, a nova iniciativa demonstra a diferença na percepção do próprio conceito de “civilização” no Ocidente e na China.
Os europeus se acostumaram a se autodenominarem “pessoas civilizadas” e a considerar os outros “bárbaros”. Esta percepção os ajudou a realizar suas atividades coloniais por muitos anos.
A terminologia moderna proposta pelo Ocidente – a divisão em países “desenvolvidos” e “em desenvolvimento” – ajudou-os a continuar a dividir o mundo.

“Acho que é muito importante aqui entender o que a China quer dizer com desenvolvimento e modernização. A compreensão chinesa da palavra ‘modernização’ é o caminho de formação de si mesmo. A China sempre argumentou que o mundo é igual e diverso, enquanto nossas particularidades e tradições alimentam o desenvolvimento da modernização, e não a impedem de forma alguma”, concluiu Wang Yiwei.

Nesta foto divulgada pela agência de notícias Xinhua da China, as tropas do Exército de Libertação Popular chinesa (ELP) realizam uma cerimônia de levantamento de bandeira para um desfile militar para comemorar o 90º aniversário da fundação do ELP na 1º Base de treinamento de Zhurihe na região autônoma da Mongólia Interior do Norte da China, 30 de julho de 2017 - Sputnik Brasil, 1920, 06.03.2023

Em seu discurso, Xi Jinping enfatizou que, em termos práticos, a iniciativa propõe fortalecer o intercâmbio e a cooperação cultural internacionais e expandir os canais de interação na esfera humanitária.
“Tolerância e respeito uns pelos outros são a única condição para o entendimento mútuo entre os povos”, disse o presidente chinês.
A iniciativa implica uma ênfase na promoção de valores tão comuns da humanidade como paz, desenvolvimento, justiça, democracia e liberdade.

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores F1: Ex-piloto acredita que vitória de Alonso é apenas questão de tempo
Próxima F1: Ocon tocou duas vezes no muro na volta em que garantiu o P6