O que é habeas corpus, o dispositivo legal que Trump considera suspender?


Na legislação norte-americana, o habeas corpus permite que pessoas que acreditam estar sendo detidas ou presas ilegalmente solicitem sua libertação perante um tribunal, de acordo com uma análise da CNN.
Imigrantes e grupos de direitos humanos nos EUA entraram com petições sob esse princípio jurídico nos últimos meses, em casos em que o governo Trump buscou acelerar as deportações.
No entanto, de acordo com a rede de notícias, as petições são notoriamente difíceis de serem obtidas em tribunais federais e, para a maioria das pessoas, “será um desafio” encontrar advogados que possam defender suas reivindicações com sucesso.
Duas famílias de migrantes do Brasil em busca de asilo passam por uma brecha no muro da fronteira para chegar aos Estados Unidos após cruzarem do México em Yuma, Arizona, 10 de junho de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 19.02.2025

O professor de direito da Universidade do Texas, Lee Kovarsky, especialista em habeas corpus, disse à CNN que eliminar esse princípio jurídico, como sugeriram alguns dos assessores mais próximos de Donald Trump, seria um “desastre nacional histórico”.

“O poder Executivo poderia simplesmente deter você, e não haveria recurso“, explicou Kovarsky. “Obviamente, eles fariam isso para tentar deter certos imigrantes, mas não há razão para limitar a ação a eles”, observou.

O vice-chefe de gabinete da Casa Branca, Stephen Miller, disse na última sexta-feira (9) que o governo estava considerando ativamente suspender essa medida legal e que isso “dependerá de os tribunais tomarem a decisão certa ou não”.
A Constituição dos EUA permite a suspensão do habeas corpus apenas em casos em que as autoridades de segurança nacional o exijam, como rebelião ou invasão.
No dia 7 de abril, a Suprema Corte dos EUA emitiu uma decisão afirmando que os migrantes em risco de deportação tinham o direito de receber notificação e a possibilidade de contestar sua expulsão por meio de petições federais, uma vitória parcial para essa comunidade.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Kanye West deve vir ao Brasil em novembro para show único após 12 anos
Próxima Fórmula 1: Coletiva de Gabriel Bortoleto fica lotada em Miami