Quanto vale 1 Drex?
“Hoje, quando você vende uma casa, você precisa de um intermediário para garantir que eu estou fazendo um pagamento e vou receber a propriedade daquela casa. Com o contrato inteligente, isso é feito automaticamente. Eu posso depositar o dinheiro na hora que eu quiser. Mesmo que a pessoa só faça a transferência (da documentação do novo proprietário) depois, o dinheiro não é liberado enquanto ela não fizer a transferência”, explica Sampaio sobre os contratos inteligentes.
A implementação da modalidade está prevista, segundo o economista e doutorando em economia na UFRJ, Jadson Alves, como projeto piloto já para o segundo semestre de 2024. “De acordo com o desenvolvimento do processo, pode ser que ele já entre em operação já no final deste ano ou no ano que vem“, comenta.
Quais as vantagens do Drex?
“Trata-se, portanto, de uma tokenização da economia como um todo. Você vê vários ativos que são ‘tokenizados’, nada mais justo que a moeda nacional também seja levada para o ambiente virtual, para que você possa ter ganhos tecnológicos oriundos do ambiente virtual, como a execução de pagamentos, de transações com a moeda nacional, só que em sua versão digital”, completa Alves.
Drex pode ter o mesmo sucesso do Pix?
“Vou comprar numa loja virtual ou um grande produtor vai vender a sua produção para uma outra empresa, para um distribuidor. Isso vai ser feito com o Drex”, exemplifica.
Quando o Drex vai funcionar?
“Acredito que o principal desafio hoje seja técnico, tanto é que tivemos alguns atrasos no cronograma da implantação do Drex. Depois, penso que será apenas uma questão de educação financeira, ou seja, fazer com que a população se sinta mais confiante de utilizar o Drex da mesma forma que ela se sente confiante de usar o Pix hoje.”
“Você precisa de segurança para garantir que esses recursos não serão pedidos, ou que você faça um pagamento e o mesmo seja desviado, ou que esses contratos inteligentes não funcionem”, pontua.
“Qualquer um vai ter acesso? Qualquer empresa que queira fazer publicidade vai ter acesso ou só instituições financeiras? A recomendação do Banco de Compensações Internacionais é que a privacidade seja muito bem protegida e o acesso a esses dados seja muito bem regulamentado, muito bem justificado. Nenhum governo poderia ter acesso diretamente a esses dados, a não ser por um pedido”, explica.
Por que o nome Drex?
Fonte: sputniknewsbrasil