A infraestrutura da Internet
🎙️ Quer entender como as regiões do mundo podem ser afetadas por esse corte de Internet? Ouça o Mundioka de hoje nas principais plataformas de áudio. pic.twitter.com/kiT9W2kafc
— Mundioka (@mundioka) April 10, 2024
Mesmo assim, sistema é ‘frágil’
“A gente diz que é um mundo globalizado e interconectado, mas a gente tem a fragilidade desse nosso sistema toda vez que temos uma crise”, afirma Miceli.
“Imagina o seguinte: do nada você perder todo o acesso que tem aos sites de vendas chineses. Para muitos negócios aqui no Brasil, isso seria você perder acesso à mercadoria que vai vender.”
“Isso pode acontecer com infraestrutura normalizada, através dos sensores, através do monitoramento. Isso pode acontecer mesmo sem que tanto entes privados quanto o governo tenham noção do que está ocorrendo.”
🌎 Conversamos com @cmicelifarias, professor do programa de engenharia de sistemas e computação da @CoppeUFRJ; e Guilherme Carvalho, pesquisador na área de defesa e segurança internacional. Ouça agora!https://t.co/iykp0i7R7W
— Mundioka (@mundioka) April 10, 2024
Países devem ter estratégia nacional para infraestrutura de Internet
“São redes internas que se comunicam com a Internet. Eles não estão na Internet diretamente.”
Qual a estratégia de telecomunicações do Brasil?
“É como você não ter o mapa de gás da sua cidade.”
“O Brasil ficaria coberto para situações de desastres ou um eventual conflito armado, podendo, como aconteceu com a Rússia, até mesmo fechar a comunicação com o resto do mundo e manter uma infraestrutura que permitisse rapidamente uma reorganização estatal.”

Fonte: sputniknewsbrasil