“Em 1937, por exemplo, exatamente na fronteira, a gente teve um massacre chamado Massacre de Perejil, que é como se fosse uma salsa. Em um período de seis dias, 20 mil haitianos foram mortos com facões por moradores da fronteira com forte apoio do ditador dominicano na época, que era o Rafael Trujillo [apoiado pelos EUA, que governou o país de 1930 a 1931].”
“As cidades dominicanas que ficam na fronteira com o Haiti dependem desse fluxo de comércio, dependem que os haitianos venham comprar produtos para poder revender no Haiti, dependem justamente dessa troca comercial que existe. Então o muro seria problemático economicamente falando”, esclarece Cabral.
“A identidade nacional da República Dominicana tem uma base no ódio contra haitianos. A construção deles enquanto nação independente trabalha com essa questão de que eles são os inimigos ou são os outros e que devemos ter algum tipo de distância. Como a distância física não é possível, então eles tentam essa distância social traduzida em um muro de uma forma cada vez mais contundente”, completa.
Panamá segue a rota do discurso anti-imigração
“Essas pessoas se dirigem à Colômbia e fazem a travessia a pé ou então por barcos para conseguir passar e, a partir dessa selva, chegarem no Panamá e de lá seguirem para os Estados Unidos ou para o Canadá.”
“Joe Biden tem uma preocupação muito grande de poder tentar controlar ao máximo possível as migrações ou passar uma imagem no seu discurso de que ele fez alguma coisa, porque esse é um dos principais assuntos da campanha. O [ex-presidente Donald] Trump bate na tecla das migrações desde a primeira campanha dele, é o tema da campanha dele também este ano e é um dos desafios da gestão Biden, que ele conseguiu desagradar todo mundo, dos democratas aos republicanos em como gerir as fronteiras e as migrações.”
“Se você tem um Mulino no Panamá falando abertamente que vai conseguir fechar a fronteira, vai fazer um muro ou uma cerca de qualquer coisa que seja pra impedir a passagem de imigrantes, isso acaba sendo positivo para os EUA“, finaliza.
Fonte: sputniknewsbrasil