Nutricionista revela qual é o pão mais saudável para comer sem culpa


pao-saudavel-saude

Muito comum no dia a dia do brasileiro, o pão vai bem em diversas combinações, além de ser uma das grandes paixões nacionais. Mas, se consumido em excesso, o alimento pode se tornar vilão de uma dieta de emagrecimento. Porém, não é necessário retirá-lo completamente da dieta: buscar uma receita mais saudável e comer de forma equilibrada são as soluções para consumi-lo sem culpa.

O carboidrato, presente em abundância no pão, fornece energia ao corpo e interfere até no funcionamento do cérebro. Dietas que restringem o nutriente de uma vez podem fazer com que o organismo fique prejudicado no decorrer do dia, por exemplo.

O segredo para não ter que retirar o pão do cardápio é melhorar a qualidade do carboidrato consumido. Isso pode ser feito por meio da ingestão regular de alimentos integrais e da restrição de carboidratos industrializados. Regular as quantidades também é importante.

A nutricionista Mariana Melendez indica que o pão saudável para ser incorporado na dieta é aquele mais artesanal possível, feito com fermentação natural. Segundo ela, essa opção contém mais nutrientes, menos conservantes e componentes químicos, que são comumente adicionados aos produtos de supermercado.

“Geralmente, as pessoas colocam a culpa no glúten. Mas o glúten não passa de uma proteína do trigo que só faz mal às pessoas com algum tipo de intolerância a ela. Muitas vezes, não é o componente que causa inchaço na barriga, e sim o pão cheio de componentes químicos”, explica a nutricionista.

Melhores dietas para perder peso

Publicidade do parceiro Metrópoles 1

Publicidade do parceiro Metrópoles 2

0

Opções para adicionar ao pão

Dificilmente o pão é ingerido puro, sem nenhum acompanhamento. Por isso, para ajudar a montar o cardápio, a nutricionista aponta alguns alimentos proteicos que podem ser acompanhar o item. Confira:

  • Queijo;
  • Pasta de amendoim;
  • Pasta de grão-de-bico;
  • Patê de ovo ou de frango.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Anteriores F1: Ralf Schumacher critica a Haas pela estratégia de Mick em Suzuka
Próxima Mesmo com Jade Picon, Travessia fracassa e perde para Pantanal