Novos Peugeot 3008 e 5008 elétricos chegam ao Brasil em 2025


A Peugeot está renovando seus dois modelos mais vendidos no Brasil, 208 e 2008. Porém, a marca francesa já prepara os próximos passos para seus carros maiores e mais caros, 3008 e 5008.

De acordo com a vice-presidente da Peugeot na América do Sul, Fabiana Figueiredo, a marca já iniciou os estudos para importar as novas gerações de 3008 e 5008. Atualmente, apenas o primeiro aparece no site brasileiro da fabricante, ainda na versão anterior, como modelo 2022/2023 e preços de R$ 266.490 na versão Griffe e R$ 286.990 para o GT.

Os emplacamentos, porém, indicam que o estoque está no fim. Foram apenas 91 vendas no primeiro semestre. Na parcial de julho, só 3 carros saíram das lojas.

De acordo com a executiva, os estudos incluem versões híbridas ou elétricas. Porém, Autoesporte apurou que a escolha foi pelas variantes movidas a apenas eletricidade. Os lançamentos, no entanto, ficaram para 2025, tendo em vista o calendário cheio da marca e do grupo Stellantis, de forma geral.

Na Europa, e-3008 e e-5008 têm, por enquanto, três diferentes conjuntos elétricos. São eles:

As autonomias, porém, variam, porque há diferenças de dimensões e peso nos dois SUVs. No caso do 3008, a bateria de 73 kWh garante 525 km de alcance, no ciclo WLTP. Já o conjunto maior eleva a quilometragem com uma carga para 700 km. Para o 5008, os números, seguindo os mesmos padrões e sequência, são 500 km e 660 km.

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Os novos 3008 e 5008 compartilham a plataforma STLA Medium, uma nova base lançada em 2023 que também dará origem a modelos como o próximo Jeep Compass.

Nessa geração, o 3008 adotou um estilo SUV cupê, com a queda do teto prolongada. O modelo segue com porte médio. Tem 4,54 metros de comprimento, 1,90 m de largura, 1,64 m de altura e excelentes 2,73 m de entre-eixos.

O 5008 segue com carroceria de traços mais convencionais, ainda que o design tenha sido modernizado. A largura é a mesma do “irmão menor”, mas as demais dimensões são maiores: 4,79 m de comprimento, 2,90 m de entre-eixos e 1,69 m de altura. Vale lembrar que o modelo leva até sete pessoas.

Além da ampla mudança exterior, o interior de 3008 e 5008 passou por uma profunda reformulação. O conceito i-Cockpit, em que o quadro de instrumentos é visto acima do volante, foi atualizado, agora oferecendo quadro de instrumentos digital e central multimídia combinados em uma mesma peça, que percorre mais da metade da extensão lateral da cabine.

Uma terceira tela, mais abaixo, é usada para ajustar funções como ventilação, mídia e navegação. Fora isso, o console central foi elevado, dando a sensação de que o motorista está em um habitáculo à parte.

Na Europa, o novo e-3008 parte de 44.990 euros, ou R$ 272,2 mil, na conversão direta. Já o e-5008 começa em 46.990 euros (o equivalente a R$ 284,3 mil). Considerando que o imposto de importação para veículos elétricos voltou, é muito pouco provável que eles sejam lançados por aqui por menos de R$ 300 mil, o que, no caso do 3008, principalmente, dificulta a disputa com modelos similares, como o BYD Yuan Plus (R$ 235.800).

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Fonte: direitonews

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