Novo Volvo EX30 é SUV elétrico de “entrada” que deverá custar menos de R$ 300 mil no Brasil


Depois de certo mistério, o Volvo EX30, novo SUV de entrada da marca sueca, foi apresentado oficialmente em Milão, na Itália. Confirmado para chegar ao Brasil em 2024, sua pré-venda começará em setembro e vai custar menos de R$ 300 mil, saindo menos que o XC40 (R$ 329.950), atual carro de entrada da marca por aqui.

O menor SUV da marca (são 4,23 m de comprimento e 2,65 m de entre-eixos — 4 cm a menos e 8 cm a mais, respectivamente, que um Chevrolet Tracker, por exemplo) ainda foi mostrado em um versão pré-série, o que indica que poderá sofrer alguns ajustes até finalmente ser produzido. Já o porta-malas tem capacidade de 320 litros e ainda há pequeno bagageiro na dianteira capaz de carregar mais 15 litros.

Já é certo são as duas versões de motores. A primeira usa é um pacote de bateria de lítio-ferro-fosfato (LFP) de 51 kWh com 272 cv, que é mais econômica e consome menos recursos na sua produção, que é recomendada para quem usa o carro diariamente em percursos mais curtos.

A Volvo não revela a autonomia desse conjunto, porém a aceleração de 0 aos 100 km/h é feita em 5,7 segundos.

A outra variante é de níquel-cobalto-manganês (NMC) que tem uma entrega de energia mais eficiente do que a variante LFP. Neste caso, são 69 kWh com os mesmos 272 cv, aceleração de 0 aos 100 km/h é feita em 5,3 segundos e são até 480 km de autonomia. Lembrando que no Brasil os novos padrões no Inmetro pode diminuir essa autonomia. Nas duas versões, a tração é traseira.

O SUV pode carregar em fontes ultrarrápidas de até 153 kW de potência, dependendo da versão, possibilitando a bateria ir de 10% a 80% em pouco mais de 25 minutos.

O EX30 é equipado com diversos materiais reciclados e é o carro com maior percentual de materiais sustentáveis da história da Volvo. O interior, por exemplo, tem linho — uma fibra renovável derivada de plantas de linhaça — e tecido composto por 70% de poliéster reciclado.

Ao extinguir as emissões em toda a produção e ciclo de vida, a Volvo revela que conseguiu reduzir sua pegada de carbono total ao longo de 200.000 km para menos de 30 toneladas. Isso representa uma redução de 25% em comparação com outros carros elétricos da marca, como C40 e XC40.

Para atingir essa meta, aproximadamente um quarto de todo o alumínio usado na fabricação do carro é reciclado, assim como cerca de 17% de todo o aço e do plástico também são de materiais reciclados.

Como um bom Volvo, não lhe falta segurança. Há frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres. Os ciclistas também podem ser detectados, porém, tem outra tecnologia próprio para evitar colisão com bicicletas e motoqueiros: um sensor lateral que, caso perceba algum movimento próximo quando o motorista for abrir a porta, essa abertura é travada para evitar um acidente.

O motorista também pode escolher entre quatro ambientes internos e várias configurações proporias na cabine. A central multimídia do EX30 tem 12,3 polegadas, maior do que as presentes no XC40 e C40. A conexão 5G está disponível ao menos na Europa, então temos que esperar a chegada no Brasil para saber se a Volvo manterá.

O modelo de entrada é o primeiro carro da marca a incluir a nova geração do recurso Park Pilot Assist, sistema de assistente de estacionamento. A tecnologia identifica vários tipos de vagas de estacionamento disponíveis ao seu redor — curvadas, paralelas, perpendiculares e na diagonal.

Então, após tocar no que você deseja na nova interface de usuário 3D, o recurso opera o acelerador, freio e direção. Enquanto supervisiona o processo de estacionamento, a tela mostra a distância para objetos como carros, paredes e postes de amarração de forma numérica no sistema métrico ou imperial.

Apesar de muito tecnológico e sustentável, o carro está longe de ser um modelo familiar capaz de comportar cinco adultos com conforto. O EX30 parece corpulento por fora, mas por dentro é bem compacto. Quem tem mais de 1,80 m e viaja na segunda fileira certamente vai encostar os joelhos no banco da frente.

O SUV compacto vai entrar em pré-venda em setembro no Brasil, mas as primeiras unidades só serão entregues em 2024. De acordo com executivos da marca, a intenção da Volvo com esse lançamento no Brasil é dobrar o volume de vendas e atrair um público que não tem acesso a um carro premium. Portanto, podemos esperar por valor bem abaixo dos R$ 300 mil.

De qualquer forma, o preço deve ficar próximo do Peugeot e-2008 (R$ 259.990) e vai dar trabalho para as fabricantes que não são premium e vão lançar veículos elétricos, como é o caso da Volkswagen e do ID.4.

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Fonte: direitonews

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