Depois de flagras e vazamentos de fotos, a Volkswagen finalmente revelou os detalhes da nova geração do Tiguan, mas apenas o mercado europeu vai receber a novidade por enquanto. Para o Brasil, a marca anunciou que a versão atual, importada do México, vai voltar a ser vendida por aqui com uma leve reestilização.
Nos Estados Unidos cogita-se que a versão alongada desta nova geração, com três fileiras de bancos e sete lugares, chegue no ano que vem. Se confirmada a fabricação no México, o Brasil entraria na fila para receber o modelo, mas isso vai levar tempo. Afinal, as vendas na Europa só começam no primeiro trimestre do ano que vem.
O Tiguan lançado agora na Europa pode estar estreando uma nova linguagem visual na marca. Saem as linhas retas e entra o arredondado. A grade dá lugar a uma barra fechada e iluminada e deixa a entrada de ar para o motor no para-choque. E ela é bem grande.
Os para-lamas abaulados também destoam do que estamos acostumados de ver na linha Volkswagen, mas a traseira com lanterna inteiriça que corta a tampa do porta-malas de ponta a ponta não se difere muito do que já vemos em T-Cross e Nivus.
Por dentro o tamanho da tela no console central vai assustar um pouco. O multimídia tem 15 polegadas e concentra informações do ar-condicionado, do navegador GPS, do sistema de áudio e do assistente de voz da marca, o IDA, que promete estar “mais natural”. Isso quer dizer que os ocupantes vão poder dar os principais comandos ao carro somente pela voz.
Caso prefira, há um seletor giratório no console, mais ou menos onde ficaria a alavanca do câmbio —que foi para a coluna de direção no estilo Mercedes —, capaz de controlar o volume do rádio, o computador de bordo e até qual cor será usada na iluminação interna. Para saber o que está sendo controlado, o próprio botão é também uma tela redonda, que muda o símbolo conforme o uso.
Debaixo do capô, a novidade é a nova motorização híbrida plug-in, que pode ser recarregado em estações de carga. Agora o Tiguan usa bateria de 19,7 kWh que sustenta o motor elétrico por 100 km antes de acionar o motor a gasolina 1.5 turbo. São duas configurações que entregam potência combinada de 204 cv ou 272 cv.
Há também uma opção 1.5 turbo com sistema híbrido leve, que usa um pequeno motor elétrico para ajudar no desempenho e na economia de combustível. Pode ter 130 cv ou 150 cv.
São também duas opções do 2.0 turbo com tração nas quatro rodas 4Motion, uma com 204 cv e outra com 265 cv. A marca afirmou que o sistema que controla a tração foi atualizado para reduzir vibrações.
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Fonte: direitonews