O Volkswagen T-Cross passa por sua primeira grande transformação desde seu lançamento em 2019. O SUV compacto tenta manter a liderança do segmento no Brasil com o novo visual inspirado no modelo europeu e mais equipamentos — porém, ambos os mesmos motores turbo estão menos econômicos do que antes. O que acontece?
O SUV produzido em São José dos Pinhais (PR) segue oferecendo duas motorizações turbo: 1.0 TSI de 128 cv e 20,4 kgfm, e o 1.4 TSI de 150 cv e 25,5 kgfm. Não há qualquer alteração ou ajuste mecânico em comparação a linha 2024. E o câmbio é sempre automático de seis marchas, pois a VW não oferece opções manuais para o T-Cross desde 2021.
Começando pelas configurações com motor 1.0 turbo, o Inmetro divulga que o modelo 2024 era capaz de aferir 8,2 km/l na cidade e 10,1 km/l na estrada com etanol. Com a renovação, os novos números revelam consumo de 8,1 km/l na cidade e 9,8 km/l na estrada. O resultado que mostra que o T-Cross está menos eficiente com o combustível derivado de cana-de-açúcar.
Com gasolina, o T-Cross 1.0 2024 era capaz de marcar 11,9 km/l em circuito urbano e 14,3 km/l nas rodovias. Mas, os números da versão 2025 apontam 11,9 km/l na cidade e 14,1 km/l na estrada. Portanto, o consumo na cidade foi mantido, mas o rodoviário está levemente pior.
Além disso, a versão 1.0 TSI está 0,1 s mais ágil na aceleração de 0 a 100 km/h em comparação com o T-Cross 2024, segundo a fabricante, agora cumprindo a marca em 10 s cravados (antes 10,1 s).
Partindo para a versão 1.4 turbo de 150 cv, o Inmetro demonstrou que o T-Cross 2024 anotava 8,1 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada com etanol. Agora, os novos números apontam 8,1 km/l na cidade e 9,8 km/l na estrada — ou seja, o VW manteve seu consumo urbano e piorou o rodoviário.
A situação não melhora com gasolina, pois o T-Cross 1.4 2024 era capaz de marcar 11,8 km/l na cidade e 14,3 km/l na estrada. Já a versão atualizada de 2025 faz 11,7 km/l em circuito urbano e 14 km/l em trajeto rodoviário, segundo o Inmetro. A aceleração de 0 a 100 km/h da versão 1.4 não mudou, mantendo os 8,6 s de antes.
Autoesporte consultou a equipe de engenharia da Volkswagen, que afirmou que a variação de consumo se deve à resistência ao rolamento dos novos pneus Pirelli, que é responsável por até 20% do consumo de um carro. A explicação é do engenheiro André Drigo, gerente executivo de desenvolvimento de veículos da VW.
“Neste caso, [a mudança de consumo] não chegou a tanta, mas tiveram algumas alterações nos testes do dinamômetro. Então, o resultado pode ter algumas mudanças nas casas decimais”, afirmou Drigo.
“No caso da versão Highline, os pneus mudaram. Agora é o Pirelli Seal Inside, nas medidas 205/55 R17, que é um tipo de run flat que pode rodar por alguns quilômetros mesmo furado. O composto de vedação sela perfurações de até 4 mm de diâmetro e deixa o ar preso”, pontuou.
Sobre a aceleração de 0 a 100 km/h que está 0,1 s mais ágil na versão 1.0, o engenheiro afirmou: “Melhorou porque o carro está 4 kg mais leve e passou por algumas mudanças de aerodinâmica com a modificação de componentes, principalmente o para-choque novo”.
O Volkswagen T-Cross 2025 chega às lojas em três versões: 200 TSI (R$ 142.990), Comfortline (R$ 160.990) e Highline (R$ 175.990). Unidades da versão 2024 ainda estão disponíveis com descontos para zerar os estoques.
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Fonte: direitonews