Novo Volkswagen Golf R tem 333 cv e usa ChatGPT; veja para quê


A Volkswagen acaba de apresentar o Golf R 2025 no mercado europeu com novo visual, mais equipamentos e incremento de potência. Por mais que a venda do hatch esteja em estudo no Brasil, é improvável que a versão esportiva seja vendida por aqui.

Disponível nas carrocerias hatch e perua (com o sobrenome Variant), a versão R estreia novo para-choque e agora tem as luzes frontais interligadas por um filete de LED. O modelo tem faróis matriciais que criam recortes para não ofuscar o motorista que vem no sentido oposto, sem afetar a visibilidade.

Saias laterais, difusores e as novas rodas de 19 polegadas (20% mais leves em comparação com as anteriores) completam o pacote visual do Golf R. Vale destacar também os vários acabamentos na tonalidade preto brilhante e as quatro saídas de escape redesenhadas para melhorar o gargarejo do motor. Espere muitos “pipocos” — marca registrada das versões esportivas do Golf.

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O conjunto de freios a disco não mudou, mas a Volkswagen diz que o novo design das rodas ajuda a melhorar a refrigeração. Ademais, as mudanças na carroceria não são apenas estéticas e também auxiliam na aerodinâmica do Golf.

Clientes mais ousados, por exemplo, podem optar pelo pacote Black Edition, que escurece itens como faróis, lanternas, logotipos, escapamento e até as pinças de freio. A customização surge como item de série na versão Performance, que também inclui acabamento interior de fibra de carbono e bancos esportivos com extremidades mais protuberantes.

Por dentro, o Golf tem nova central multimídia de 12,9 polegadas com conexão Android Auto e Apple CarPlay sem fio, além de assistente pessoal controlado pelo ChatGPT. Dessa forma, o motorista pode controlar todas as funções de mídia do carro por comando de voz e até fazer perguntas e pedidos sobre assuntos gerais. Eis um exemplo:

Motorista: “Olá, Golf. Quem venceu a Champions League na temporada 2020?”
ChatGPT: “Nesta edição do torneio, o Bayern de Munique foi campeão ao superar o PSG”

O sistema operacional foi atualizado para melhorar a experiência do usuário e deixar o kit de mídia mais intuitivo. O painel de instrumentos digital de 10,2 polegadas pode replicar informações do GPS e traz informações de telemetria.

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O motor 2.0 turbo de quatro cilindros a gasolina foi recalibrado e agora desenvolve 333 cv de potência e 42 kgfm de torque. Trata-se de um incremento de 13 cv em comparação com o modelo anterior. Já o câmbio é automático de oito velocidades. Os números de fábrica apontam que o Golf R vai de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos e chega a 270 km/h.

Sonho de consumo de nove em cada dez entusiastas de carros, o Volkswagen Golf R chega às lojas da Europa em junho. Seu lançamento em outras partes do mundo está previsto para o primeiro trimestre de 2025. É improvável que a versão mais esportiva do hatch seja vendida no Brasil, mas isso não significa que a história do Golf por aqui foi encerrada.

Em entrevista ao CBN Autoesporte, o presidente da Volkswagen do Brasil, Ciro Possobom, afirmou que o Golf está em estudos e pode retornar ao país em sua oitava geração. Importar o hatch, porém, não é um processo simples.

“A gente tem estudos fortes para trazer o Golf, mas a gente sempre traz o veículo com responsabilidade”, afirmou. “Tem que trazer com um preço adequado, serviços de manutenção e pós-vendas muito bem adequados e com o carro adaptado para o combustível local, então tem toda uma responsabilidade”, disse.

O Golf não retornaria ao Brasil como um carro de pequeno volume, como aconteceu na geração anterior. Seria mais um modelo de nicho como os rivais japoneses, Honda Civic Type R e Toyota GR Corolla. Por isso, a versão GTI é a mais provável de aparecer por aqui. Aos vários fãs do hatch espalhados pelo Brasil, resta a torcida…

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Fonte: direitonews

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