Novo SUV elétrico da Toyota custa menos que BYD e já tem 10 mil pedidos


A linha de veículos elétricos da Toyota, conhecida internacionalmente pela sigla bZ, acaba de ser ampliada com a chegada do bZ3X. Apresentado como conceito em 2023, o modelo foi desenvolvido em parceria com a GAC Motor e terá a China como primeiro e principal mercado. Por lá, o SUV estreia com preços competitivos e chega a ser mais barato que rivais da BYD e da própria GAC.

Conforme anunciado pela marca, o bZ3X custará a partir de 109.800 yuans (algo como R$ 87.600 em conversão direta sem impostos) e será um dos modelos mais acessíveis da categoria. Para efeito de comparação, o BYD Yuan Plus custa a partir de 116.800 yuans (R$ 93.000), enquanto o GAC Aion V (com quem o Toyota compartilha a plataforma) tem preço inicial de 129.800 yuans (R$ 103.500).

Levando em conta o porte do carro e o pacote de equipamentos, o preço arrasador provocou uma verdadeira corrida ao site de reservas. Segundo a Toyota, mais de 10.000 pedidos foram registrados em apenas 60 minutos de oferta (logo depois, a página caiu).

Com porte semelhante ao do RAV4 que temos no Brasil, o bZ3X mede 4,60 metros de comprimento, 1,87 m de largura e 1,64 m de altura, além de possuir distância entre-eixos de 2,76 metros. O peso em ordem de marcha varia de 1.690 a 1.835 kg. A suspensão dianteira é do tipo McPherson, enquanto a traseira é semi-independente com barra de torção transversal. O único motor elétrico está localizado no eixo dianteiro e aciona apenas as rodas da frente (não há versões com tração integral e motor duplo).

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No visual, a filosofia adotada é a mesma dos demais modelos da linha bZ vendidos mundo afora. A dianteira tem formato pontiagudo e faróis interligados, enquanto a traseira adota lanternas finas e posicionadas na horizontal. Visto de perfil, o bZ3X revela teto alto, portas com aberturas amplas e maçanetas escamoteáveis (solução bastante comum em modelos elétricos).

O interior tem design minimalista e mescla diferentes materiais na composição do painel. A pegada tecnológica é reforçada pela sistema de entretenimento com tela de 14,6 polegadas (equipada com o poderoso processador Qualcomm Snapdragon 8155), painel de instrumentos digital de 8,8 polegadas e sistema de áudio Yamaha de 11 alto-falantes (todos oferecidos de série).

A versão de entrada, chamada 430 Air, começa 109.800 yuans e sai de fábrica com bateria LFP de 50,03 kWh. Segundo a Toyota, oferece autonomia de 430 km no ciclo CTLC (bem mais otimista que o Inmetro). Um degrau acima, a versão 430 Air+ adiciona mais recursos e salta para 119.800 yuans (R$ 95.500).

Já o bZ3X nas configurações 520 Pro e 520 Pro+ adota bateria maior, de 58,37 kWh, e entrega alcance de 520 km(também no padrão CLTC). Os preços sobem para 120.980 e 139.800 yuans (R$ 96.500 e R$ 111.500). As linhas 430 e 520 contam sempre com motor elétrico de 204 cv de potência e 20,4 kgfm de torque.

A versão que oferece mais alcance é a 610 Max, com um pacote de baterias de 67,92 kWh e 610 km de autonomia por carga. O motor, neste caso, entrega 224 cv de potência e 21,4 kgfm de torque, enquanto o preço sobe para 159.800 (R$ 127.500).

Dependendo do pacote, as versões 520 Pro e 610 Max podem contar com teto panorâmico de vidro com área de 1,14 m² e sistema LiDAR posicionado acima do para-brisa. O dispositivo é responsável por operar as funções do sistema semi-autônomo, que tem funcionalidade próxima ao Tesla FSD. O pacote inclui ao todo 11 câmeras e 12 radares ultrassônicos equipados com o Nvidia Drive AGX Orin X.

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Fonte: direitonews

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