A Volkswagen se prepara para lançar mais sum SUV no mercado. Trata-se de um modelo construído sobre a plataforma MQB-A0 que ficará posicionado abaixo de VW Nivus e VW T-Cross no catálogo.
Chamado internamente de VW A0 SUV ou projeto VW246, o novato está pronto para receber seu nome oficial. A Volkswagen já distribui para clientes da marca e possíveis interessados uma lista com sete nomes para clínicas. A partir dessas opções, será escolhido o nome do SUV – algo bem parecido com que a Fiat fez com o Pulse (que poderia chamar Tuo ou Domo), no Big Brother Brasil.
Autoesporte teve acesso a documentos que colocam em votação os nomes: Tera, Teon, Taira, Therion, Copan, Copa e Hera. Resta saber agora qual o preferido entre os votantes e também da fabricante.
Vale lembrar que boa parte dos SUVs vendidos pela montadora alemã têm nomes começando com “T”, como Taos, T-Cross, Tiguan, Taigun, T-Roc. Quem sabe isso não é um sinal…
O novo SUV da Volkswagen será um carro de volume. Fontes ligadas à marca já informaram que sua produção anual vai superar as 200 mil unidades para atender o Brasil e outros países.
Outras informações sobre o novo Volkswagen ainda não foram reveladas. As imagens que ilustram esta reportagem são do Taigun, um conceito de SUV subcompacto que a marca apresentou na década passada. O projeto nunca saiu do papel.
O uso da plataforma MQB A0 dá indícios de que o novo SUV terá distância entre-eixos parecida com a de Polo e Nivus, na faixa de 2,56 m. O veículo deve manter proporções compactas na largura e na altura, considerando que será rival do Fiat Pulse e do futuro Renault Kardian, que estreará no Brasil em breve.
A expectativa é que ele não tenha motores aspirados. O motor 1.0 turbo flex com a calibração 170 TSI é uma boa opção para o modelo, já que T-Cross e Nivus oferecem a opção 200 TSI. Na prática, o novato entregará até 116 cv de potência e 16,8 kgfm de torque, sendo mais fraco que os irmãos maiores.
O novo SUV da Volkswagen deve ser produzido a partir de 2025 em Taubaté, no interior de São Paulo. Apurações mais recentes indicam que a fabricante pretende aumentar a linha de montagem dessa unidade, que atualmente produz Polo e Polo Track.
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Fonte: direitonews